• Alternativa Esportes

Você conhece o maior jogador da história do Vasco? Prazer, Roberto Dinamite

Atualizado: Abr 19

Por Gustavo Schtruk


Este é um artigo opinativo. O texto abaixo é de total responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a opinião da Alternativa Esportes Web Rádio.


Na carreira, Dinamite fez 1.180 jogos e fuzilou os adversários 752 vezes. (FOTO: REPRODUÇÃO / INSTAGRAM)

Carlos Roberto de Oliveira, o famoso Roberto Dinamite, completou nessa segunda-feira (13) 66 anos. Ele é visto como o maior ídolo da história do Vasco da Gama e ultrapassou fronteiras. Nesse sentido, esse personagem relevante é tão marcante não só para o clube de São Januário, mas para todo o futebol brasileiro.


Durante a carreira, Roberto colecionou feitos como, por exemplo, ser o jogador com maior número de atuações com a camisa do Vasco: 1.110 jogos entre 1971 e 1989 com um total de 702 gols com a camisa cruzmaltina, além da conquista dos campeonatos brasileiros de 1974 e 1989. Mas ele não foi marcante só por lá, pois com a camisa da Seleção ele jogou as Copas do Mundo de 1978 e 1982, realizando um total de 47 jogos e 26 bolas na rede.

Baixe nosso aplicativo para Android no Google Play

Bob Dinamite coleciona feitos como ser o atleta com mais gols na história do Campeonato Brasileiro, com 190, e do Campeonato Carioca, com 279. Ele também é o maior artilheiro de São Januário com 184 tentos, e foi por dez temporadas o melhor jogador do Vasco.


Um momento especial de sua trajetória aconteceu no Maracanã. Roberto Dinamite voltava a jogar pelo Vasco diante de sua torcida depois de passar seis meses no Barcelona (ESP). Neste duelo, ele marcou todos os cinco gols do Gigante da Colina contra o Corinthians de Sócrates. De fato, uma virada histórica, que terminou por 5x2.


Acompanhe os cinco gols clicando aqui.

O ex-atleta também foi um dos grandes cobradores de falta do nosso futebol, tanto que poucos fizeram mais gols dessa maneira do que ele. Zico, maior ídolo do Flamengo, foi um dos poucos a fazer tantos gols quanto ele nesse quesito. O Galinho de Quintino já disse que Dinamite foi o atacante com quem mais se entendeu dentro da área em jogos pela Seleção Brasileira.

A parceria entre os dois é grande, eles sempre se viram como amigos, jamais como inimigos. A maior prova disso é o jogo da despedida de Roberto, quando Zico vestiu e jogou com a camisa do Vasco, contra o La Coruña (ESP), em 1993.


Zico e Roberto, ídolos do Flamengo e Vasco, são amigos fora de campo. (FOTO: REPRODUÇÃO / INSTAGRAM)

Roberto Dinamite não era tão técnico quanto Zico, Falcão, Sócrates, Careca ou Romário, mas foi o melhor e mais letal centroavante de sua geração. Marcou diversos golaços, vários de falta e raramente errava pênaltis. Decidir era com ele mesmo. Faltou só ser mais reconhecido por seus feitos.

192 visualizações

© 2018 Alternativa Esportes. Orgulhosamente criado com Bruno Pinheiro. 

  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes
  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes