- Alternativa Esportes
Top 5: jogadores que podem atrapalhar os EUA na Copa do Mundo de Basquete
Por: Marcelo Frederico
A última free agency provocou uma mudança que a NBA há muito não via. Com muitos jogadores a nível de "All Star" trocando de time, a liga na próxima temporada será bastante disputada, com várias equipes com chances reais de levarem o título. Devido a isso, a pré-convocação americana para a Copa do Mundo de Basquete, feita pelo técnico Gregg Popovich, sofreu inúmeras baixas, principalmente de suas maiores estrelas, que preferiram passar o tempo se preparando fisicamente.
Com a nova lista praticamente fechada, faltando apenas um corte, podemos dizer que esta será uma das equipes mais fracas que os Estados Unidos colocaram em quadra nos últimos anos. Apesar de tudo, ainda é o Team USA, mas isso certamente dá esperanças às outras seleções, que inclusive possuem alguns outros bons nomes, que também atuam na NBA. Por isso, fizemos um Top 5 dos principais nomes que podem atrapalhar os planos dos americanos na Copa do Mundo da FIBA.

5 - Danilo Gallinari - Itália
Um dos principais responsáveis pela boa campanha feita pelo Los Angeles Clippers na última temporada, Danilo Gallinari irá liderar a equipe italiana, que não conquista uma medalha de ouro desde a EuroBasket de 1999. Contando também com o armador do San Antonio Spurs, Marco Belinelli, presente no elenco campeão da temporada 13-14, a Itália está no grupo D, com Angola, Filipinas e Sérvia.

4 - Rudy Gobert - França
Duas vezes Defensor do Ano na NBA, o pivô Rudy Gobert, do Utah Jazz, é o principal nome da equipe francesa, que ocupa a terceira posição no ranking da FIBA. Antes do bronze conquistado na última Copa do Mundo em 2014, a França teve sua maior conquista em 2013, com o ouro na EuroBasket. Os franceses são favoritos no grupo G, que conta com Alemanha, Jordânia e República Dominicana.

3 - Marc Gasol - Espanha
Peça fundamental no título do Toronto Raptors na última temporada, Marc Gasol terá a ajuda de Ricky Rubio, recém adquirido pelo Phoenix Suns, para levar o tradicional time espanhol ao ouro que não vem desde 2006. Sede da última edição em 2014, a Espanha ainda tem três ouros na EuroBasket. Segundos no ranking da FIBA, estão no grupo C juntamente com Irâ, Porto Rico e Tunísia.

2 - Nikola Jokic - Sérvia
Um dos melhores jogadores da última temporada, levando o Denver Nuggets à semifinal de conferência, Nikola Jokic terá a missão de levar a Sérvia, oitava colocada no ranking da FIBA, à sua terceira medalha de ouro na história do torneio. Prata nos últimos Jogos Olímpicos, os sérvios ainda têm três ouros no EuroBasket e ainda contam com Bogdan Bogdanovic, do Sacramento Kings. O grupo sérvio é o D, e conta com Itália, Angola e Filipinas.

1 - Giannis Antetokounmpo - Grécia
MVP da última temporada, Giannis Antetokounmpo será o principal nome em quadra no torneio. Indo no caminho contrário às outras estrelas da liga, terá o apoio de seu irmão Thanasis para levar a Grécia à medalha de ouro que não vem desde 2005, quando venceram a EuroBasket. Além de um segundo ouro que veio anteriormente em 1987, têm ainda uma medalha de prata pela Copa do Mundo de 2006. Os gregos estão no caminho do Brasil no grupo F, que ainda conta com Nova Zelândia e Montenegro.
A Copa do Mundo de Basquete, que terá a China como sede, começa no dia 31 de agosto e termina 15 de setembro.