- Alternativa Esportes
Top-5: ex-atacante do Fla lidera lista de gringos artilheiros no Brasileirão por pontos corridos
Por Alexander Rodrigues, do site Futebol com Amor
Neste post, vamos relembrar os cinco jogadores gringos que mais marcaram gols na Série A do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos, formato que é adotado desde 2003. Confira abaixo a lista, que conta com três atletas que atuaram no futebol carioca:
5º - Darío Conca (argentino) - 36 gols
Formado nas categorias de base do River Plate (ARG), o meia defendeu Vasco, Fluminense e Flamengo no Brasil, mas foi no Tricolor das Laranjeiras onde teve a sua melhor fase, sendo campeão e Bola de Ouro do Campeonato Brasileiro em 2010. O jogador se aposentou no ano passado.

4º - Hernán Barcos (argentino) - 38 gols
O atacante, formado no Racing (ARG), defendeu Palmeiras, Grêmio e Cruzeiro aqui no Brasil. Barcos levantou duas Copas do Brasil, uma com o Alviverde Paulista, em 2012, e outra com a Raposa, em 2018. Atualmente ele tem 36 anos e atua no Bashundhara Kings, de Bangladesh.

3ª - Andrés D'Alessandro (argentino) - 40 gols
O meia é uma verdadeira bandeira do Internacional, único clube brasileiro pelo qual atuou e onde ainda atua. D’Ale tem 39 anos e já conquistou a Libertadores e a Sul-Americana pelo Colorado, além de sete Campeonatos Gaúchos.

2ª - Emerson Sheik (naturalizado catari) - 42 gols
Não, não estamos loucos, você leu certo. Emerson Sheik é o segundo maior estrangeiro a marcar mais gols no Brasileirão por pontos corridos e a explicação é simples: apesar de ter nascido no Brasil, o atacante é naturalizado catari, e inclusive já foi convocado para defendeu a Seleção do Catar em quatro ocasiões.
Então, como para a FIFA e o futebol de seleções ele não é elegível para a Seleção Brasileira, o critério foi colocá-lo nessa lista. Sheik foi campeão brasileiro com Flamengo, Fluminense e Corinthians, mas foi no Timão onde teve duas glórias maiores, que foram a Libertadores e o Mundial de Clubes em 2012. No Brasil, ele também atuou no Botafogo e na Ponte Preta.

1º - Paolo Guerrero (peruano) - 52 gols
Outro jogador do Internacional e líder da lista, o atacante ainda está em atividade, e certamente vai aumentar esse recorde. O atacante de 36 anos jogou no Corinthians e no Flamengo antes de vestir a camisa colorada. Dentre os títulos que conquistou no Brasil, os mais relevantes foram o Mundial de Clubes de 2012 e o Brasileirão de 2015, ambos com o Timão.
