• Alternativa Esportes

Time Brasil ganha medalhas nos Jogos Olímpicos da Juventude


Time Brasil termina o dia com mais três medalhas nos Jogos Olímpicos da Juventude 2018


Natação, judô e taekwondo subiram ao pódio em Buenos Aires nesta terça-feira, dia 9/10. Agora o Brasil já soma quatro medalhas na competição


O Time Brasil conquistou três medalhas nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018 nesta terça-feira, dia 9. A natação, com o revezamento 4x100m livre masculino, foi prata. Eduarda Rosa, do judô, e Sandy Macedo, do taekwondo, conquistaram medalhas de bronze. Com a prata do revezamento 4x100m livre misto do primeiro dia de competições, o Brasil soma agora quatro pódios na competição para atletas entre 15 e 18 anos.


A segunda medalha da natação brasileira na competição veio no revezamento 4x100m livre formado por André Calvelo, Murilo Sartori, Vitor Souza e Lucas Peixoto. Os brasileiros fecharam a prova em 3m20s99, atrás apenas da Rússia, com 3min18s11. A Itália fechou o pódio com o tempo de 3min22s0.


Além dos três especialistas no nado livre, o revezamento brasileiro contou com um perito no nado peito, Vitor Pinheiro, a quem coube a responsabilidade de fechar a prova para o país. “A gente que nada peito tem mais dificuldades no crawl, que é um estilo totalmente diferente. Projetei fechar a minha parte em 51s e consegui. Estou muito feliz”, comemorou Vitor, que fez sua parcial em 51s87.


O dia também marcou a classificação de André Calvelo para a final dos 50m livre com o segundo melhor tempo, 22s71. A final será nesta quarta-feira. Ao lado de Lucas Peixoto, Calvelo chega a sua segunda medalha na competição. A primeira foi no revezamento 4x100m livre misto. “É bom demais conquistar mais uma medalha na competição. Vinha visando uma medalha nos Jogos Olímpicos da Juventude e conquistar a segunda é melhor ainda”, destacou Lucas Peixoto.


Sandy Macedo é bronze no taekwondo

O taekwondo brasileiro conquistou a segunda medalha consecutiva em edições de Jogos Olímpicos da Juventude. Nesta terça, Sandy Macedo ficou com a medalha de bronze na competição, seguindo os passos de Edval Marques, ouro em Nanquim 2014. A brasileira foi derrotada na semifinal para a marroquina Safia Salih e assegurou o terceiro lugar no pódio olímpico da juventude.


“Esse é um bronze com gostinho de ouro. Essa medalha é muito importante para mim e estou muito feliz por conquistar a primeira medalha de uma mulher no taekwondo nos Jogos Olímpicos da Juventude para o Brasil. Dei o meu melhor, representei o país da melhor maneira que pude e ganhei o bronze”, afirmou a jovem de 17 anos, que foi vice-campeã mundial estudantil em 2018, no Marrocos.


Judô 100% nos Jogos Olímpicos da Juventude

No judô, a gaúcha Eduarda Rosa, de 17 anos, conquistou o bronze na categoria meio-pesado (-78kg) ao derrotar a equatoriana Edith Ortiz. A medalha de ouro foi para a alemã Raffaela Igl e a prata para a lutadora do Cazaquistão Margarita Gritsenko. Com o resultado, o judô brasileiro manteve a tradição de pódios na competição juvenil, criada em 2010. Na primeira edição dos Jogos, em Cingapura, Flavia Gomes foi prata. Quatro anos depois, Layana Colman ficou com a medalha de ouro em Nanquim, na China.


Número 1 do ranking mundial da categoria, Eduarda estreou direto nas quartas de final vencendo a dominicana Omaria Ramirez, mas perdeu para a alemã Raffaela Igl na semi. Na disputa do bronze, Eduarda começou perdendo após sofrer duas punições. Faltando poucos segundos para o fim do combate, a equatoriana Edith Ortiz aplicou um golpe irregular, que assegurou o bronze para a brasileira.

“O principal da disputa do bronze é lidar com a derrota, sabendo que você tem que buscar uma vitória. É muito difícil organizar isso na cabeça, mas felizmente eu consegui fazer isso bem”, afirmou a medalhista de bronze.


O Time Brasil disputa os Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018 com 79 atletas em 24 modalidades.

Informações: Assessoria de Imprensa do COB

0 visualização

© 2018 Alternativa Esportes. Orgulhosamente criado com Bruno Pinheiro. 

  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes
  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes