• Alternativa Esportes

Senna Eterno

Por: Matheus Romling


Ayrton Senna é um dos grandes ídolos do esporte brasileiro (Foto: Fernando Pereira)


Nesta quarta-feira (01/05), o Brasil se rende em saudades, poi é dia de relembrar um de seus principais ídolos. Há 25 anos atrás, no dia 1º de maio de 1994, o piloto Ayrton Senna da Silva se despedia de maneira trágica.


A batida na curva Tamburello, por mais doída que seja, não foi capaz de apagar as mais de 65 poles, 41 vitórias, 80 pódios e um tricampeonato. Tudo isso num momento bastante delicado para o Brasil, período no qual a instabilidade econômica fazia crescente a já enorme desigualdade social, e o futebol vivia uma longa seca de títulos com a seleção.


Senna servia como uma válvula de escape, uma certeza de que, como brasileiros, poderíamos nos guiar por nossos sonhos, e encontrarmos nossas conquistas. As corridas de Ayrton paravam o país, literalmente. Eram fanáticos por automobilismo crianças, idosos, ou seja, pessoas de todas as crenças e classes sociais, hipnotizadas com o talento de nosso maior piloto.


E acordavam cedo, como em vários domingos de manhã, ou até de madrugada, como nas corridas realizadas no Japão, sempre decisivas para o brasileiro, tricampeão mundial no país do sol nascente. O patriotismo de Senna até hoje é lembrado, como nas várias vezes em que carregava consigo nas vitórias a bandeira nacional.


Sua morte, em 1994, gerou um imenso luto no Brasil, e seu enterro parou a cidade de São Paulo, algo muito raro de se acontecer na maior metrópole do país. Dois meses após o fatídico acidente, nossa seleção de futebol se tornou tetracampeã mundial, a quarta conquista tão almejada por nosso maior piloto.


Hoje, o automobilismo brasileiro passa por uma de suas maiores crises, pela segunda temporada sem representantes na Fórmula 1. Entre os fãs do esporte a motor existe sempre a esperança de surgimento de um grande piloto, não um novo Ayrton Senna da Silva, pois este será sempre único, e como ilustra o título do texto, será eterno em nossos corações.


Obrigado por tudo Senna, apesar de não estar mais entre nós, seu legado permanece vivo em nossos corações.

0 visualização

© 2018 Alternativa Esportes. Orgulhosamente criado com Bruno Pinheiro. 

  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes
  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes