• Alternativa Esportes

Seis meses depois, Flamengo volta a disputar partida pela Libertadores; relembre campanha até aqui

Por Daniel Henrique


A Copa Libertadores da América está de volta. Após um longo período de paralisação por conta da pandemia da Covid-19, a competição retornará. Foram seis meses sem jogos do campeonato mais cobiçado pelos clubes sul-americanos, mas a espera e ansiedade pela volta finalmente terá fim. O Flamengo volta a jogar pela Libertadores nessa quinta-feira (17), às 21h, contra o Independiente del Valle (EQU), fora de casa. Mas será que o torcedor do Flamengo lembra como está a situação do Rubro-Negro na competição?


ER7 tem sete gols pelo Fla em Libertadores e é o 5º maior artilheiro da história no clube no torneio | Foto: Reuters/Luisa González

A estreia: vitória apertada na Colômbia com grande atuação de Everton Ribeiro


O Flamengo disputou apenas duas rodadas da Libertadores antes da paralisação. E nesses dois jogos, foram duas vitórias. Na primeira partida, jogou contra o Junior Barranquilla, na Colômbia, e conseguiu um importante triunfo fora de casa, vencendo por 2x1, com atuação de gala do camisa 7 da Gávea: Everton Ribeiro marcou os dois gols rubro-negros na partida. O primeiro saiu logo aos 5 minutos do primeiro tempo, em uma boa jogada de Arrascaeta pela esquerda do campo, que rolou para trás para o meia, próximo à marca do pênalti, finalizar de chapa no canto do goleiro.


O segundo gol saiu somente aos 33 minutos da segunda etapa, em um contra-ataque em que o Gabigol achou Michael infiltrando pela direita, que recebeu a bola e rolou para o meio, deixando o ER7 de frente para o gol. Com um toque de categoria por cima do goleiro, ele ampliou o placar para o Flamengo. Ainda deu tempo de sofrer um gol: Téo Gutiérrez, aos 49 minutos do segundo tempo, diminuiu o placar, mas já não havia mais tempo para buscar o empate e o clube da Gávea garantiu a vitória na estreia da competição.

Inscreva-se no canal da Alternativa Esportes no YouTube!

Teve gol de Gabigol! Artilheiro marcou um dos três gols rubro-negros no triunfo sobre o Barcelona | Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Segunda rodada: show no Maracanã na última partida com torcida antes da pandemia


Pela segunda rodada, o time do então técnico Jorge Jeus recebeu o Barcelona (EQU) e atropelou o adversário: venceu por 3x0 sem dificuldades. O primeiro gol foi feito pelo zagueiro Gustavo Henrique, que, após cruzamento de Everton Ribeiro, subiu sozinho dentro da área e completou de cabeça para o fundo das redes, inaugurando o placar aos 38 minutos do primeiro tempo. Logo na sequência, aos 42 minutos, em uma cobrança de escanteio do Arrascaeta, Léo Pereira desviou na primeira trave e a bola tocou na mão do jogador do time equatoriano, sendo assinalado o pênalti, que foi cobrado e convertido por Gabigol.


O terceiro gol saiu a partir de um escanteio em que Arrascaeta, aos 7 minutos da segunda etapa, cruzou e achou Bruno Henrique livre na linha da pequena área que, também de cabeça, marcou o gol e fechou a conta para o Mais Querido. Esse jogo foi, inclusive, o último disputado pelo Flamengo no Maracanã ainda com a presença do público nas arquibancadas. Após esse, ainda teve a partida contra a Portuguesa pelo campeonato carioca antes da paralisação do futebol no país, mas o jogo já foi realizado com os portões fechados. Desde então, o clube da Gávea não teve mais a presença da Magnética dentro do estádio para apoiar o time.


Essas duas vitórias garantiram ao Flamengo os seis pontos na classificação. Porém o time ocupa a segunda colocação do grupo A, pois o Independiente del Valle também venceu seus dois jogos e tem os mesmos seis pontos, superando o Fla no saldo de gols, já que o time equatoriano marcou seis vezes e não sofreu nenhum, enquanto o Rubro-Negro marcou cinco e sofreu um. Junior Barranquilla e Barcelona de Guayaquil ocupam as duas últimas posições no grupo, com nenhum ponto conquistado na competição.

Siga a Alternativa Esportes no Twitter!

E o próximo adversário nesse retorno da Libertadores é justamente o Independiente del Valle. Os times se enfrentarão na quinta, às 21h, no estádio Casa Blanca, localizado na cidade de Quito, no Equador, em um jogo que vale a liderança isolada do grupo A. O vencedor da partida dará um passo importante rumo à classificação para as oitavas de final da competição. É fundamental para o Flamengo conquistar os três pontos para seguir firme com o sonho dos torcedores da conquista do tricampeonato da Copa Libertadores, sendo o segundo título seguido.

Gerson brilhou na final da Recopa com duas bolas na rede | Foto: Daniel Castelo Branco/Agência O Dia

Reecontro com os equatorianos após final da Recopa Sul-Americana


Vale lembrar que, ainda nesse ano, os dois times já se enfrentaram em dois jogos válidos pela Recopa Sul-americana, que marca o confronto entre os campeões da Libertadores e da Copa Sul-Americana do ano anterior. No primeiro jogo realizado no Equador, a partida terminou empatada em 2x2, com gols de Bruno Henrique e Pedro. E na decisão no Maracanã, o Flamengo ganhou por 3x0, mesmo com um a menos desde os 23 minutos do primeiro tempo, já que o Willian Arão havia sido expulso. Gabigol marcou o primeiro do Fla e Gérson os outros dois, consagrando o Rubro-Negro campeão da Recopa pela primeira vez na história e campeão de uma competição internacional no Maracanã também pela primeira vez.


Porém, existem algumas mudanças entre o Flamengo desses jogos em relação ao atual, começando pelo banco de reservas. Jorge Jesus ainda era o técnico do Rubro-Negro na ocasião, mas com a saída para o Benfica (POR), deu vaga ao catalão Domènec Torrent. E a lateral-direita ainda era ocupada pelo Rafinha, que também deu adeus ao Flamengo rumo ao Olympiacos (GRE). No lugar dele, o lateral chileno Maurício Isla chegou e já é o titular da posição.


Mesmo com as mudanças em relação ao último confronto, o torcedor espera que o resultado seja mais uma vez favorável ao Rubro-Negro, assim como foi na Recopa. Porém, a resposta para isso só teremos após o apito final do árbitro.

© 2018 Alternativa Esportes. Orgulhosamente criado com Bruno Pinheiro. 

  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes
  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes