• Alternativa Esportes

São Paulo 2019

Atualizado: 21 de Jan de 2019


Foto: Leandro Canônico

Por: J.V. Laguárdia


2017 foi um ano para esquecer. Já 2018 foi de muita euforia, até boa parte do Campeonato Brasileiro, para a torcida tricolor. O elenco que tinha como principais protagonistas Nenê, Diego Souza, Reinaldo, Éverton, Jucilei e Éder Militão – o último vendido ao Porto, fazendo seu último jogo contra o Vasco, na rodada 17 – era cotado para disputar o título até as últimas rodadas do campeonato, mas frustrou na reta final. O São Paulo chegou a ocupar a 1ª posição do Brasileirão por oito rodadas, mas terminou a temporada sem uma vaga direta para a Libertadores.


O Tricolor Paulista estava em duas competições até o meio do ano: disputava o Campeonato Nacional e a Copa Sul-Americana. Porém, no dia 16/8, foi eliminado nos pênaltis pelo Colón-ARG e focou exclusivamente no Brasileirão. Um ponto positivo era o fato de que o treinador poderia ter mais tempo para treinar e recuperar seus atletas. Na sequência, a equipe correspondeu e fez bons jogos. O futebol apresentado era maduro, com objetividade e elogiado por grande parte dos torcedores e da imprensa paulista. Entretanto, Diego Aguirre e companhia tiveram uma sequência de rodadas ruins (Rodada 25 – SAN 0 x 0 SPO; Rodada 26 – SPO 1 x 1 AME; Rodada 27 – BOT 2 x 2 SPO; Rodada 28 – SPO 0 x 2 PAL; Rodada 29 – INT 3 x 1 SPO; Rodada 30 – SPO 0 x 0 CAP; Rodada 32 – SPO 2 x 2 FLA; Rodada 33 – COR 1 x 1 SPO. Uma equipe que deseja brigar por título não pode ficar longos períodos sem vencer.


As principais explicações para tamanha queda de rendimento eram o elenco enxuto, nas quais as peças de reposição não conseguiam repor à altura os jogadores considerados titulares, o cansaço físico e lesões de jogadores importantes, como Éverton. É inquestionável que Jucilei, homem responsável pelos desarmes, e Nenê, maestro do meio-campo, tiveram uma considerável destoada no futebol apresentado durante o ano, sendo irregulares em momentos em que os erros deveriam ser mínimos. Além disso, como já foi destacado, o técnico Diego Aguirre perdeu um dos principais jogadores, o lateral-direito Éder Militão. A sua ausência foi sentida por todo o time, a forma e o esquema  de jogo estavam consolidados. Como se não bastasse, no dia 11/11, o uruguaio Aguirre foi demitido pelos dirigentes e o auxiliar André Jardine assumiu a equipe nas últimas cinco rodadas – os resultados foram duas derrotas, dois empates e uma vitória, terminando o ano na 5ª colocação, com 63 pontos.


2019 iniciou e Jardine teve o respaldo e a confiança da diretoria são-paulina como o técnico da nova temporada. Peças importantes foram trazidas para qualificar o elenco. Agora, o comandante  pode variar as táticas de jogo. Hernanes, Pablo, Tiago Volpi, Biro Biro, Igor Vinícius, Léo Pelé e Willian Farias são nomes confirmados e alguns deles devem ter presença confirmada no time “ideal”. É válido destacar que o Tricolor Paulista tem um bom plantel e certamente disputará uma vaga no G-4, e pode até surpreender em competições de mata-mata. Mas no quesito peças de reposição, perde para times com elencos melhores, como Palmeiras e Flamengo. As grandes dúvidas para a temporada são se o técnico Jardine terá habilidades para comandar esse time de atletas renomados, principalmente no vestiário, e se chegará um zagueiro para repor a ausência de Rodrigo Caio, vendido ao Flamengo.


Certo é que o time não conquistou a primeira competição do ano, a Flórida Cup. Foram duas derrotas, com seis gols sofridos e três gols a favor, amargando a última colocação, sem somar um ponto. Cabe ao torcedor ter paciência e entender que o momento de pré-temporada é para fazer observações e experimentos. O São Paulo estreia na Libertadores da América contra o TalleresARG, no dia 6/2, às 21h30, no estádio Mário Alberto Kempes. Pelo Paulistão, a equipe entra em campo no próximo final de semana, dia 19/1, às 19h30, contra o Mirassol, no estádio Pacaembu.


2019 será melhor do que 2018, Raí garante: “Torcedor por confiar no trabalho que vem sendo bem pensado”.

9 visualizações

© 2018 Alternativa Esportes. Orgulhosamente criado com Bruno Pinheiro. 

  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes
  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes