• Alternativa Esportes

Relembre única estreia vitoriosa do Botafogo em Campeonatos Brasileiros nesta década

Por João Pedro Ramalho


Argentino Herrera fez hat-trick na única estreia vitoriosa do Alvinegro nesta década | Foto: Márcio Alves/O Globo

O Campeonato Brasileiro começou no último sábado (8), após alguns meses de atraso por conta da pandemia do novo coronavírus. A primeira rodada não foi boa para o futebol carioca, pois a dupla Fla-Flu iniciou a competição com derrota. O Botafogo iniciará a caminhada na competição nesta quarta-feira (12), contra o Red Bull Bragantino, às 19h15, em São Paulo, enquanto o Vasco recebe o Sport na quinta (13), às 20h. Porém, um dos quatro grande do Rio tem tido muitos problemas nas rodadas iniciais do Brasileirão na última década: o Glorioso, que só estreou com vitória em uma única oportunidade.


O retrospecto do Alvinegro nas estreias do Campeonato Brasileiro não traz boas lembranças ao torcedor. Do Brasileirão de 2010 até o último, o Bota acumula cinco derrotas, três empates e uma única vitória nesta década na rodada de estreia, por 4x2, contra o São Paulo, em 2012. Esse histórico deixa o Bota com um aproveitamento de apenas 22%, o pior entre os grandes do Rio de Janeiro se levarmos em conta a rodada inicial. O Fluminense lidera a lista com um ótimo aproveitamento de 60%, seguido por Vasco (54%) e Flamengo (50%).

Inscreva-se no canal da Alternativa Esportes no YouTube!

Relembre a última vitória do Botafogo na primeira rodada


O time comandado pelo técnico Oswaldo de Oliveira começou o Campeonato Brasileiro de 2012 com o objetivo de deixar de lado as frustações no Carioca e na Copa do Brasil. Pela primeira rodada, enfrentou o São Paulo de Luís Fabiano, Lucas Moura e Casemiro, no Engenhão, para um público de 7.008 torcedores.


O Tricolor Paulista abriu o placar em uma jogada trabalhada entre Lucas e Jadson, que concluiu com perfeição no ângulo de Jefferson. Em uma primeira etapa apagada, Loco Abreu acabou sendo substituído por Herrera, que ao entrar, mudou a história da monótona partida. Com maior mobilidade, o argentino deu espaço para outras peças do time melhorarem de rendimento, e logo aos quatro minutos do segundo tempo, marcou de cabeça em um bom cruzamento do lateral-direito Lucas. Todavia, dez minutos após o gol alvinegro, o artilheiro Luís Fabiano colocou mais uma vez o São Paulo na frente, em outra bela jogada de Jadson.


Na metade do segundo tempo, Herrera bateu pênalti que ele mesmo sofreu e converteu, igualando novamente o placar: 2x2. E antes mesmo do time dirigido por Emerson Leão conseguir respirar, Vitor Júnior contou com a sorte e deslocou o goleiro Dênis numa cobrança de falta desviada na barreira tricolor. Atordoado, a equipe paulista acumulou erros defensivos, e num deles, Maicon perdeu a bola para Fellype Gabriel, e depois Herrera fuzilou a rede mais uma vez, fechando o placar em 4x2. Essa seria a única vitória do Botafogo na primeira rodada ao longo das últimas dez temporadas.

© 2018 Alternativa Esportes. Orgulhosamente criado com Bruno Pinheiro. 

  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes
  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes