• Alternativa Esportes

Quinteto que vem da base do Flamengo pode ser usado em possível maratona de jogos; saiba mais

Por Luca Garcia


Lázaro é a principal joia da base rubro-negra atualmente | Foto: Mauro Horita/Foto FC

Após confirmar permanência no Flamengo por mais um ano, o treinador Jorge Jesus começou a analisar o elenco rubro-negro para o retorno do futebol após a pandemia do coronavírus. Assim, convocou um quinteto de jovens do sub-20 para treinar com os profissionais: o lateral-direito Matheuzinho, o zagueiro Natan, o volante João Gomes e os atacantes Lázaro e Rodrigo Muniz. Em 2019, os jogadores selecionados pela comissão técnica conquistaram os títulos do Campeonato Carioca e Campeonato Brasileiro da categoria.


Os cinco realizaram, nessa sexta-feira (12), o teste PCR relativo ao novo coronavírus. Já na próxima segunda (15), passarão pelos exames de sorologia. Em caso de sucesso nas questões médicas, os jovens devem iniciar as atividades junto com o elenco campeão da américa.

Inscreva-se no canal da Alternativa Esportes no YouTube!

Precisão na seleção dos atletas


As escolhas feitas pelo Mister foram pontuais. O defensor Natan, de 19 anos, chega para auxiliar o esquadrão de zagueiros do time. Mais um para o setor defensivo é o lateral-direito Matheuzinho, também de 19 anos: o técnico português já havia sinalizado para a diretoria a aquisição de um jogador da posição, que pudesse se juntar a Rafinha e João Lucas no time principal.


A alternativa vinda da base é boa, uma vez que a pandemia dificultou ações no mercado. Além disso, prestes a iniciar negociações com Chelsea (ING) e Borussia Dortmund (ALE), Gerson pode deixar o clube da Gávea. Dessa forma, a subida do volante João Gomes, de 19 anos, poderia recompor uma lacuna importante no meio-campo.


O caso dos atacantes é um pouco diferente. Isso porque, mesmo recheado de jogadores à disposição no setor ofensivo, Lázaro e Rodrigo Muniz, de 18 e 19 anos, respectivamente, são vistos como grandes promessas pelo Rubro-Negro. Enquanto Muniz já marcou pelo profissional, na vitória por 3 x 2, contra o Volta Redonda, pela terceira rodada da Taça Guanabara deste ano, Lázaro foi herói ao marcar o gol do título do Mundial Sub-17 pela Seleção Brasileira da categoria, e chegou a participar de atividade com o elenco, ainda em 2019.

Siga a Alternativa Esportes no Twitter!

Maratona de jogos


Outro fator que levou os garotos do Ninho a serem convocados para o plantel profissional do Flamengo é o possível retorno do futebol. Ainda em debate pela CBF e as federações estaduais, o calendário do esporte no país pode sofrer mudanças drásticas para adequações dos jogos.


Nesse sentido, vem sendo estudada pelas instituições a redução dos intervalos entre uma partida e outra. Atualmente, esse período mínimo é de 66 horas, estabelecido em acordo da CBF com a Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf), no ano de 2017. Questionados sobre essa possibilidade, os atletas se negaram a atuar em intervalos menores do que esse.


No entanto, segundo o presidente da Fenapaf, Felipe Augusto, os times podem jogar em períodos menores, contanto que não sejam utilizados os mesmos jogadores. Em caso de descumprimento, é aplicada ao clube uma multa de R$ 25 mil.


Assim, em um contexto de viabilização desse cenário, Jorge Jesus necessitaria de mais profissionais dispostos atuar em maratonas de partidas. Logo, a convocação dos jovens da base é pensada para ajudar na volta do Rubro-Negro ao futebol carioca, e consequentemente, brasileiro.

© 2018 Alternativa Esportes. Orgulhosamente criado com Bruno Pinheiro. 

  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes
  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes