• Alternativa Esportes

Para conter crise, Flamengo, Botafogo e Vasco demitem mais de 150 funcionários em plena pandemia

Por José Roberto Julianelli


Este é um artigo opinativo. O texto abaixo é de total responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a opinião da Alternativa Esportes Web Rádio.


Diante da crise, os clubes estão promovendo demissões em massa para conter os gastos. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Na semana passada o Botafogo anunciou a demissão de mais de 40 funcionários, que se juntarmos aos mais de 60 que o Flamengo havia dispensado na semana anterior, faz o total de desempregados, só nesses dois clubes, superar a marca de 100 trabalhadores. Além disso, nesta segunda-feira (11), o Vasco deve demitir mais de 50 colaboradores.


Com o futebol parado por conta da Covid-19, o Cruzmaltino não consegue preservar empregos e negocia acordos de rescisão com pouco mais de 50 funcionários. Em abril, o Gigante da Colina já havia suspendido mais de 60 contratos sustentado pela Medida Provisória 936, publicada em 1º de abril. A informação foi divulgada pelo jornalista Lucas Pedrosa e confirmada pela Alternativa Esportes.


Mas o que chama a atenção é que essas demissões não atingiram os grandes salários, mas em sua grande maioria, para não dizer totalidade, alcançaram os funcionários mais humildes, aqueles que precisam chegar ao trabalho usando transporte público, muitas vezes lotado, e que em meio à pandemia que estamos vivendo também passavam por dificuldades para sair de casa para trabalhar.

Siga a Alternativa Esportes no Twitter!

No Glorioso o presidente Nelson Mufarrej informou que as medidas foram necessárias devido a queda de receitas e à necessidade de uma readequação administrativa, acrescentando que as mesmas já estavam em estudo há algum tempo, a fim de otimizar o quadro de funcionários. Lá, por enquanto, não houve redução nos salários dos jogadores.


No meio desses mais de 40 funcionários que foram desligados do clube, me chamou a atenção o nome de Sebastião Leônidas. Talvez os mais jovens nunca tenham ouvido falar no zagueiro alvinegro, que atuou na fase gloriosa do clube, no final dos anos 60 do século passado, onde chegou em 1966 e saiu em 1971. Leônodas, hoje com 82 anos, foi um excelente zagueiro que chegou a ser convocado por Zagalo para a Copa de 70, porém uma contusão às vésperas do embarque para o México impediu que seu nome entrasse para a história da nossa seleção. Antes de chegar ao Glorioso, Leônidas passou pelo América MG e o América RJ, tendo ainda ocupado o cargo de treinador do time principal em 72/73 com rápidas passagens em 77, 83 e 86; atualmente atuava nas categorias de base.

Faça parte da Rede Alternativa de Rádios! Entre em contato pelo WhatsApp

Conto essa pequena história do grande Leônidas para destacar e exemplificar a crueldade e a falta de sensibilidade dos administradores em geral, num momento de grave crise como esse que estamos vivendo. Não sei qual era o salário do Leônidas, nem sua condição financeira hoje, mas ele tem 82 anos, e muito provavelmente sua grande motivação no momento fosse estar em atividade, no clube que marcou sua carreira, e num ambiente que sempre viveu.


Como eu mencionei anteriormente, os grandes salários não foram tocados. Não precisa ser um matemático para fazer uma conta simples e perceber que um corte de apenas 10% do salário de um único jogador mediano do elenco pagaria, quem sabe, o salário de cinco desses trabalhadores, que não precisariam ser demitidos.


No Rubro-Negro, a discrepância é muito maior. Somente após a demissão dos mais de 60 funcionários foi anunciado um corte na faixa de 25% nos salários dos jogadores. Agora compare a economia que será feita a partir do corte dos grandes salários com o que se conseguiu com a demissão dos funcionários e perceba o tamanho da maldade dessas medidas. Será que era, de fato, uma necessidade inadiável a dispensa dessas pessoas, que certamente têm famílias, compromissos, e em alguns casos poderiam ser a única fonte de recursos para seus familiares?

130 visualizações

© 2018 Alternativa Esportes. Orgulhosamente criado com Bruno Pinheiro. 

  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes
  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes