• Alternativa Esportes

Papo Reto - Clubes, emissoras de TV e jogadores: o choro dos desesperados

Por: Jonas Stelman


Este é um artigo opinativo. O texto abaixo é de total responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a opinião da Alternativa Esportes Web Rádio.


Por conta da pandemia, Campeonato Carioca ainda não tem previsão de retorno(FOTO: RONALD LINCOLN)

Durante anos, os clubes cariocas ficaram à mercê dos mandos e desmandos da televisão, e em troca, recebiam a antecipação das suas cotas. Seria a TV uma boa samaritana? Evidentemente que não. O fato de adiantar as cotas facilitaria e muito o seu poder de persuasão perante os clubes.


Como um clube pode cobrar algo da emissora que adiantou grande parte do percentual de 2020, 21, 22 e até 23? Impossível, seria como bater de frente com quem coloca o feijão com arroz na sua mesa, e agora com a pandemia, o bom samaritano mostra a sua face demoníaca: se não tem futebol, não tem dinheiro, e agora?


Agora a única saída é pedir, implorar, se humilhar, e isso mostra como o futebol ficou nas mãos das emissoras de TV, e dessa forma, agem da forma que querem, jogando as partidas para 22h de uma quinta, 20h de uma segunda, e até 11h de um domingo. E como combater? Como ter voz? Se o seu silêncio já foi pago antecipadamente? Agora é sentar, chorar e forçar que os jogadores diminuam os seus megas salários para que o buraco não fique mais fundo.

Siga a Alternativa Esportes no Youtube!

Nesta sexta-feira (3), os clubes cariocas enviaram carta à detentora dos direitos de transmissão, pedindo pelo amor de Deus que as cotas do Campeonato Estadual fossem mantidas. E muito provavelmente irão encontrar as portas fechadas como resposta, afinal, a TV não joga pra perder quase nunca, e a única saída será deixar de pagar os altos salários dos jogadores, salários estes que constam em contrato assinado pelas duas partes. Os clubes, sem embasamento jurídico algum, querem usurpar, para diminuir o buraco da incompetência, mesmo com a certeza que muitos processos trabalhistas serão abertos se isso acontecer. Convictos de que a justiça é falha e lenta, julgam ganhar tempo para quitar e resolver as pendências.


Que esse período de recessão das verbas possa mostrar que a TV, quando lhe estende a mão, está pronta para o mata-leão se for preciso, porque o que importa é o retorno. E se isso não acontece, não adianta o seu tamanho, pois você será um produto descartável.

39 visualizações

© 2018 Alternativa Esportes. Orgulhosamente criado com Bruno Pinheiro. 

  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes
  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes