• Alternativa Esportes

O que esperar do retorno de Fred ao Fluminense?

Atualizado: Jun 4

Por Nícholas Franco


Este é um artigo opinativo. O texto abaixo é de total responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a opinião da Alternativa Esportes Web Rádio.


Com a camisa Tricolor, Fred tem 287 jogos e 172 gols marcados. I Foto: Nelson Perez /FFC

A longa negociação que perdurou todo o ano do Fluminense até aqui teve um final feliz. Fred está de volta ao Tricolor das Laranjeiras! O artilheiro de três edições do Campeonato Brasileiro com a camisa do clube carioca enfim resolveu suas pendências com o Cruzeiro, que impediam a transferência do atleta ao terreno de seu auge.


Fred chega sob expectativa alta da torcida do Fluminense, que comemorou seu anúncio horas antes da reprise exibida pela Globo da vitória diante do Palmeiras, que garantiu o título brasileiro do clube em 2012. Última conquista nacional e que o camisa 9 terminou como grande artilheiro.

Faça parte da Rede Alternativa de Rádios! Entre em contato pelo WhatsApp

No entanto, é preciso entender o contexto em que Fred chega ao Flu. O atleta era dono de um dos maiores salários do futebol brasileiro em sua primeira passagem. E mantinha também um dos maiores ganhos mensais da impagável folha salarial do Cruzeiro. Folha esta que depois de crise financeira, escândalos fiscais e rebaixamento da Raposa fizeram com que Fred entrasse para uma lista de jogadores com urgência de serem negociados. Já que a cada mês que se passava a dívida que o clube tinha com o jogador aumentava.


Ganhando muito menos, o atacante chega para ser a solução do ataque tricolor, que ainda sente falta dos centroavantes que deixaram o clube no ano passado: Luciano, Pedro e Yony González. Em um time com nomes como Nenê e Ganso "abastecendo" um atacante que já esteve no nível de Seleção Brasileira, a expectativa em cima do atleta é alta.

Baixe nosso aplicativo para Android no Google Play

Nesse sentido, é preciso contextualizar que jogador e em que momento está vindo reforçar o Fluminense. Fred já não era o mesmo em suas últimas temporadas nas Laranjeiras. Ele chegou a entrar em rota de colisão com o então técnico Levir Culpi, e mesmo com a experiência e idolatria perante a torcida, perdeu a queda de braço com o treinador. A transferência em 2016 para o Atlético-MG ainda teve um episódio polêmico, em que se desconfiou de que o vídeo de apresentação do atacante para a torcida do Alvinegro de Minas teria sido feito dentro das instalações do Fluminense. O que gerou muito mal estar e dividiu a torcida que se polarizava entre os que sentiam saudades do jogador e os que realmente o viam como traidor.


Após uma temporada no Galo com poucos gols, o jogador se transfere para o Cruzeiro. Entre altos e baixos, ele não apresenta o mesmo rendimento e chega a ser um dos retratos da campanha que culminou no rebaixamento inédito da Raposa. Fred chega a perder a titularidade para Sassá, e imediatamente entra na lista dos jogadores que precisam ser negociados para que se enxugue a folha salarial, visando a disputa da segunda divisão do Campeonato Brasileiro.


Para Fred, o Fluminense representa um recomeço na carreira, mesmo que ela já esteja mais próxima do fim do que do auge. E para o Flu, clube que convive com problemas financeiros, é a chance de ter de volta um ídolo e suprir uma carência no elenco com um jogador que chega como contratação de peso, mesmo custando bem menos do que um dia já valeu.

23 visualizações

© 2018 Alternativa Esportes. Orgulhosamente criado com Bruno Pinheiro. 

  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes
  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes