• Alternativa Esportes

Não só pelas medalhas: Copa do Mundo será a primeira chance para Tóquio 2020

Por: Marcelo Frederico


A Copa do Mundo de Basquete começa no próximo dia 31, e você já viu aqui na Alternativa Esportes algumas das equipes e alguns dos talentos individuais que vão estar na frente na briga pela medalha de ouro. Porém, para países não tão favoritos, ainda vale a passagem para a principal competição do calendário FIBA: os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.


Até o momento, somente o Japão está confirmado, por ser sede da competição. Sobram então mais 11 vagas. Sete delas já estarão em disputa na Copa, divididas entre os países com melhor desempenho dentre seus respectivos continentes: duas vagas para as Américas, duas para a Europa, uma para a Oceania, uma para a África e mais uma para a Ásia.


Para termos uma ideia de quais são os favoritos para as vagas, precisamos antes entender o formato da competição. A Copa começa com 32 times divididos em oito grupos. Os dois melhores de cada grupo se reorganizam em quatro novos grupos. Novamente os dois melhores de cada grupo se classificam para as quartas-de-final, dando início ao convencional mata-mata. As seleções que caírem nas quartas formam oura chave entre si, de forma a definirem as posições de 5º a 8º. Os países que ficarem pelo caminho na primeira fase também se reorganizam em mais quatros grupos, completando a classificação de todas as 32 equipes.


Patty Mills liderou os australianos na vitória por 98 a 94 sobre os EUA (Foto: Divulgação / AAP)

Para as vagas de Ásia e África, a disputa é bastante imprevisível. Com muitas seleções equilibradas entre si, o nível com que cada uma chegar à competição será o diferencial. O que já difere da Oceania. A Austrália é uma das tradicionais potências do basquete mundial e vive ótima fase, comprovada com a vitória sobre os EUA, em casa, no penúltimo amistoso antes do início da Copa. Apesar de estarem no grupo mais difícil da primeira fase, a vaga já parece ter dona.


Ricky Rubio e Kemba Walker em ação por Espanha e EUA (Foto: Divulgação / Harry How)

Na Europa, também há equilíbrio pelas duas vagas. Apesar do favoritismo espanhol, França, Sérvia, Lituânia e Grécia também são equipes fortíssimas, e será uma disputa à parte, com bastante qualidade desfilando em quadra. Nas Américas, apesar da qualidade abaixo da média enviada neste ano, os Estados Unidos sempre são grandes favoritos e devem se garantir nos Jogos. O que faz de Brasil, Argentina e Canadá os favoritos para o assento de carona.


As equipes que não se classificarem nesse ano brigarão no Pré-Olímpico no ano que vem. Serão selecionadas 16 equipes divididas em quatro competições, valendo uma vaga cada, deixando ainda mais difícil a vida daqueles que ainda sonharem em disputar as Olimpíadas.


A Copa do Mundo de Basquete FIBA começa no próximo sábado e vai até o dia 15 de setembro.

0 visualização

© 2018 Alternativa Esportes. Orgulhosamente criado com Bruno Pinheiro. 

  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes
  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes