• Alternativa Esportes

Mil vezes Ferrari

Este é um artigo opinativo. O texto abaixo é de total responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a opinião da Alternativa Esportes Web Rádio.


Por Luiz Cláudio


Em 2013, Felipe Massa acelerou sua Ferrari, nas ruas do Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro | Foto: Rudy Trindade/Frame/Agência Estado

O Grande Prêmio da Toscana, que será disputado neste domingo (13) em Muggelo, na Itália, entrará para a história. Pela milésima vez, a Ferrari vai figurar no grid de largada. Apesar de não viverem um bom momento, Sebastian Vettel e Charles Leclerc, atuais pilotos da equipe, estarão à postos, no grid, para escrever os nomes nos anais da gloriosa história da Ferrari. São ele os responsáveis por conduzirem a equipe em grande prêmio de número 1000.

O GP, inclusive, terá transmissão da Alternativa Esportes a partir das 9h30 deste domingo, com super cobertura da nossa equipe, com Jonathan Machado na narração e James Azevedo e Sergio Milani nos comentários. Você pode ouvir aqui no site da AE, pelos aplicativos da Alternativa Esportes ou Radiosnet e também pelo nosso canal no YouTube.

Em 1925, em Modena, na Itália, Enzo Ferrari fundou e deu nome àquela que seria a maior equipe de Fórmula 1 de todos os tempos. Durante a Primeira Guerra Mundial, ele se viu obrigado a transferir as instalações da fábrica para Maranello, onde está até hoje. Uma célebre frase dita por Enzo refere-se ao último projeto de carro aprovado por ele em vida, a lendária F40, de 1987. Disse ele: “Se Deus fosse um carro, seria uma F40.” Enzo Ferrari nos deixou em 1988, com 90 anos. Mas deixou também uma legião de fãs e admiradores da sua Ferrari.


Mil vezes Ferrari. O que é a Ferrari?


A Ferrari tem vida. Brilha. Encanta. Tudo na Ferrari encanta. O seu vermelho vivo chama atenção. O seu cavalinho amarelo, rampante, pujante, vigoroso, a tradição, história, lenda, mística, fazem da equipe, uma gigante do automobilismo mundial. A Ferrari é muito mais que uma equipe de Fórmula 1. É uma entidade. Com personalidade. A Ferrari é paixão.


Como todo menino que sonha em se tornar jogador de futebol, defender a Seleção de seu país, jogar por um gigante da Europa, todo piloto sonha um dia poder correr pela Ferrari. O maior piloto brasileiro de todos os tempos, um dos maiores da história, para muitos o melhor piloto que já existiu, Ayrton Senna não correu pela Ferrari. A Ferrari é tão grande, que todos no círculo da Fórmula 1 sabiam que o sonho do Senna era correr pela Ferrari. Infelizmente, para todos, foi um sonho não realizado.


Dos 31 pilotos brasileiros na história da competição, apenas três tiveram a honra de pilotar uma Ferrari na Fórmula 1. Nos idos dos anos 1950, o paulista Chico Landi debutou no circo, pilotando uma Ferrari. Foi a estreia do Brasil na Fórmula 1 e exatamente numa Ferrari. Seria um prenúncio da íntima relação dos brasileiros com o desporto, e mais ainda, do aficionado brasileiro com a paixão pela “scuderia”.


O país não teve apenas a honra de emprestar três dos seus pilotos à Ferrari, mas também a de vencer corridas. Além do Chico Landi, Rubens Barrichello e Felipe Massa também correram pela Ferrari. Os dois últimos venceram corridas. Rubens Barrichello teve nove vitórias na Ferrari, de um total de 11, enquanto o Felipe Massa obteve suas 11 vitórias na categoria defendendo a Ferrari. O Brasil soma ao todo 20 vitórias na Ferrari, na Fórmula 1.


Como foi dito, tudo na Ferrari encanta, mas, dirão os pessimistas: “Ah, mas a Ferrari vive um péssimo momento!”. Mesmo nos péssimos momentos, há uma convicção de que, como a fênix, a Ferrari há de ressurgir das cinzas. Ainda mais forte, mais vigorosa, mais Ferrari. A má fase pode durar anos até, mas que a equipe ressurgirá ainda mais forte, não há a menor dúvida. Longa vida à Ferrari. Que venham mais mil GP’s... 2 mil, 3 mil... Viva a Ferrari!

Lunga vita alla Ferrari.

Vida longa à Ferrari.

© 2018 Alternativa Esportes. Orgulhosamente criado com Bruno Pinheiro. 

  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes
  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes