• Alternativa Esportes

Messi, Cristiano Ronaldo e Van Dijk concorrem ao prêmio de melhor do mundo de 2019

Por: Almeno Campos


A Fifa divulgou nesta segunda-feira (02/09) os finalistas do Fifa The Best 2019, o prêmio de melhor jogador do mundo de 2019. O argentino Messi, do Barcelona, o português Cristiano Ronaldo, da Juventus, e o zagueiro holandês Van Dijk, do Liverpool, são os concorrentes.


Cristiano Ronaldo e Messi já ganharam como Melhor do Mundo por cinco vezes, mas na última quinta-feira (29/08), Van Dijk ganhou o prêmio de melhor jogador do futebol europeu da última temporada, justamente em cima dos seus dois concorrentes na premiação da Fifa.

Van Dijk. Messi e Cristiano Ronaldo concorrem ao prêmio de melhor do mundo em 2019 no Masculino (Foto: Reprodução / Twitter Fifa)

No feminino, duas americanas concorrem com inglesa


Já no Feminino, estão concorrendo as americanas Alex Morgan e Megan Rapinoe, considerada a favorita ao prêmio. Porém, ambas terão a concorrência da inglesa Lucy Bronze, jogadora do Lyon, da França, que ganhou o troféu de melhor jogadora da Europa da última temporada.

Megan Rapinoe, Lucy Bronze e Alex Morgan concorrem no Feminino (Foto: Reprodução / Twitter Fifa)

Melhor técnico


Nesta disputa, estão concorrendo técnicos que estão no futebol inglês: o espanhol Pep Guardiola, do Manchester City, o argentino Mauricio Pochettino, do Tottenham, e o alemão Jürgen Klopp, do Liverpool.

Pochettino, Guardiola e Klopp estão na disputa de melhor técnico em 2019 (Foto: Reprodução / Twitter Fifa)

Processo de escolha


Os 10 indicados inicialmente aos prêmios de melhores das categorias de jogadores e técnicos foram apontados por um painel especialistas, tendo como base o trabalho mostrado entre 16 de julho de 2018 e 19 de julho de 2019. O grupo foi formado por ex-jogadores e técnicos: Kaká (Brasil), Xavi (Espanha), Juan Sebastián Verón (Argentina), Franco Baresi (Itália), Cha Bumkun (Coreia do Sul), Fabio Capello (Itália), Ricki Herbert (Nova Zelândia), Lothar Matthäus (Alemanha), Francisco Maturana (Colômbia) e Hugo Sánchez (México).


Os candidatos passaram depois por um processo de votação popular no site da Fifa, paralelamente a uma eleição entre jornalistas de cada país filiado à entidade, além dos treinadores e capitães das seleções. No pleito, cada um indicou três candidatos, em ordem de preferência: 1º, 2º e 3º colocado. O primeiro levou cinco pontos; o segundo, três; e o terceiro, um. Os que somaram mais aparecem no trio finalista.


Os vencedores serão conhecidos no dia 23 de setembro, na cerimônia Fifa Gala, que acontecerá no Teatro alla Scala, em Milão.

© 2018 Alternativa Esportes. Orgulhosamente criado com Bruno Pinheiro. 

  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes
  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes