• Alternativa Esportes

Limitações no elenco, desatenções e erros individuais afetam prognósticos do Botafogo

Este é um artigo opinativo. O texto abaixo é de total responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a opinião da Alternativa Esportes Web Rádio.


Por Kelwin Lucas


Autuori tem desafio de fazer equipe errar menos | Foto: Kaz Photography/Getty images

Parecia haver um norte no início de Brasileirão do Botafogo. No entanto, mesmo com boas atuações, o Alvinegro expôs problemas crônicos da equipe e, com isso, os resultados efetivos não têm sido alcançados até aqui. A consequência desse início turbulento foi a entrada do Glorioso na zona de rebaixamento do campeonato, após a derrota no clássico para o Vasco, por 3x2, no último domingo (13), no Nilton Santos. Mas quais são os motivos para o momento atual do time de Paulo Autuori?


Desatenção constante nos jogos


O clube de General Severiano tem tomado gols nos minutos finais das partidas de maneira recorrente. Foi assim contra o Flamengo, Corinthians e Athletico-PR, jogos que custaram seis pontos na etapa final das partidas. Erros bobos que irritam o torcedor e costumam apagar o bom rendimento coletivo da equipe. De fato, o Botafogo vem tendo boas aparições, mas sabe-se que o alinhamento de rendimento e resultado é necessário no contexto do futebol brasileiro.


O treinador Paulo Autuori terá novas oportunidades para melhorar esse lado mental da equipe. Junto a isso, é importante que o time consiga trabalhar melhor a bola nos minutos finais do jogo e administre os resultados positivos até o término das partidas. Porém, cabe ressaltar que esse encaixe tem de acontecer o quanto antes, uma vez que o Bota já não se encontra numa boa posição no Campeonato Brasileiro.

Inscreva-se no canal da Alternativa Esportes no YouTube!

Lacunas técnicas da equipe


O Botafogo possui boas peças dentro do seu elenco, isso é fato. Porém, não há um real equilíbrio dentro do grupo. Sendo assim, em muitos momentos, esse desequilíbrio presente no elenco alvinegro prejudica o time durante as partidas. Um grande exemplo disso é o fato de que não há um lateral-direito bom no Bota. Barrandeguy e Kelvin alternam a titularidade e ambos não conseguem ter bom rendimento dentro de campo. Além disso, a falta de um camisa 8 de qualidade, faz com que Honda seja sacrificado e atue como 2º volante. Essa conjuntura costuma gerar problemas para equipe, uma vez que o japonês naturalmente cai de nível quando atua naquela posição e longe dos atacantes.


Benevenuto vivia grande momento, mas caiu de rendimento | Foto: Vitor Silva/Botafogo

Queda técnica de alguns jogadores e consequentes erros individuais


Nas partidas que o Glorioso sofreu empates nos finais dos jogos, foram perceptíveis grandes quantidade de falhas individuais dos atletas, e com elas, uma queda de rendimento de jogadores importantes para a espinha dorsal da equipe. Marcelo Benevenuto - que é uma das grandes revelações e lideranças do time - representa bem isso. O zagueiro não vive um bom momento. Erros de coberturas, posicionamentos e técnicos são alguns pontos que o atleta vem falhando. Além dele, outro menino de qualidade, o volante Caio Alexandre peca, às vezes, por excesso de preciosismo nas jogadas, num local em que não se pode errar: na cabeça de área. Além, claro, do japonês Honda não ter alcançado o nível ideal, seja por problema físico, posicionamento e, também, técnico.


Babi, Kalou e Caio Alexandre têm sido titulares no Botafogo | Foto: Alexandre Schneider/Getty Images

Boa fase da dupla Kalou e Babi e uma possível vitória no clássico podem ser a chave para volta por cima


Nem tudo são problemas, falhas, erros e dificuldades. Há luz em General Severiano. O bom início do marfinense Kalou e a crescente do artilheiro Matheus Babi são pontos a serem elogiados e vistos como perspectiva de melhora nos resultados da equipe. A dupla será essencial para a esta quinta-feira (17), dia em que o Alvinegro reencontra o Vasco, às 19h, agora, em partida de ida válida pela 4ª fase da Copa do Brasil. Uma vitória no clássico pode servir para que a confiança seja retomada e que enfim, de forma natural, o time consiga alinhar o bom futebol jogado aos resultados positivos. A Alternativa Esportes transmite o duelo com pré-jogo a partir das 18h30 e você pode ouvir aqui no site, pelo aplicativo Alternativa Esportes ou pelo Radiosnet.

© 2018 Alternativa Esportes. Orgulhosamente criado com Bruno Pinheiro. 

  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes
  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes