- Alternativa Esportes
Jorge Jesus renova com o Flamengo até junho de 2021; confira os bastidores do 'dia do fico'
Este é um artigo opinativo. O texto abaixo é de total responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a opinião da Alternativa Esportes Web Rádio.

O Flamengo anunciou, na noite desta terça-feira (2), a renovação do contrato com o técnico Jorge Jesus, de 65 anos. A negociação se arrastou por mais de dois meses, prejudicada pela pausa nas atividades do futebol por conta da pandemia de COVID-19. Outro entrave foi econômico: a desvalorização do real frente ao euro e a queda forte nas receitas do Rubro-Negro tornaram o novo compromisso “mais caro”.
De olho numa possível transferência para um gigante europeu, o português exigiu que o novo contrato vá até junho e não até dezembro de 2021, quando termina a gestão de Rodolfo Landim, e uma cláusula que o libera para alguns clubes da Espanha, Portugal e Inglaterra, como Benfica (POR) e Real Madrid (ESP). No começo do ano, Jesus chegou a ser sondado pelo Newcastle (ING), o novo rico da Premier League.
Inscreva-se no canal Arquibancada Incendeia
A trajetória do Mister em terras brasileiras é quase irretocável: de todos os torneios que disputou com o Mais Querido, Jesus só não foi campeão da Copa do Brasil, eliminado nas quartas de final para o Athletico-PR, nos pênaltis, e do Mundial de Clubes da FIFA, quando foi derrotado pelo Liverpool (ING), de Jürgen Klopp, na prorrogação.
Nas outras competições, o estilo de jogo ofensivo e envolvente amassou os adversários, quebrou tabus e destruiu recordes. Jesus assumiu o Flamengo a partir da 7ª rodada do Brasileirão de 2019, e a pontuação apenas dos 32 jogos dirigidos por ele e o auxiliar João de Deus já seria suficiente para confirmar o heptacampeonato do Rubro-Negro, que fechou a competição com absurdos 90 pontos. O português se tornou o primeiro técnico a conquistar o Campeonato Brasileiro e a Libertadores no mesmo ano e está invicto no Maracanã.
Confira os dados e a ficha técnica do primeiro ano do Mister no Flamengo:
Nome: Jorge Fernando Pinheiro de Jesus
Data de nascimento: 24 de julho de 1954
Clubes anteriores: Belenenses (POR), Braga (POR), Benfica (POR), Sporting (POR) e Al-Hilal (SAU).
Estreia no Brasil: Athletico-PR 1x1 Flamengo, em 10 de julho de 2019, pela Copa do Brasil.
Retrospecto: 51 jogos: 38 vitórias, 9 empates e 4 derrotas.
Aproveitamento: 80,39% e 2,31 gols por jogo.
Gols: 118 marcados e 45 sofridos: saldo de +73.
Títulos: CONMEBOL Libertadores 2019, Brasileirão 2019, Supercopa do Brasil 2020, CONMEBOL Recopa 2020 e Taça Guanabara 2020; Vice-campeão do Mundial de Clubes da FIFA 2019.
Prêmios: Melhor Treinador do Brasileirão 2019, Bola de Prata Placar/ESPN 2019, Troféu Mesa Redonda 2019, Melhor Treinador da CONMEBOL Libertadores 2019 e 7º Melhor Treinador de 2019 (IFFHS).