• Alternativa Esportes

Fortaleza 2019


Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Por:J.V. Laguárdia


O Leão do Pici está na elite do futebol brasileiro em 2019. O time do ex-goleiro Rogério Ceni conquistou o acesso com quatro rodadas de antecedência, ao vencer o Atlético-GO, em Goiânia, pelo placar de 2x1, e para completar, foi campeão da Série B. Foi um ano ainda mais especial pelo fato de que em 2018 o Fortaleza completou 100 anos de história. Vale lembrar que a última vez que o time nordestino esteve na elite foi em 2005, quando conquistou uma marca valiosa: a segunda maior média de público da Série A, com mais de 23 mil torcedores por jogo.


O grande destaque da temporada 2018 dentro das quatro linhas foi Gustavo Henrique Souza, o Gustagol. O atacante, que estava emprestado pelo Corinthians, marcou 14 gols em jogos válidos pela Segunda Divisão e foi o artilheiro do futebol brasileiro, com 30 gols. Além disso, jogadores como o zagueiro Ligger, o lateral esquerdo Bruno Melo e o volante Felipe contribuíram para o título e acesso. Porém, fora das quatro linhas, Rogério Ceni foi quem arquitetou o excelente desempenho da equipe. O Fortaleza, em 2018, dominou as seguintes estatísticas, segundo a Footstats: posse de bola, passes trocados, melhor defesa e saldo de gols entre os times da Série B.


Rogério Ceni, após se aposentar como jogador, estudou para se tornar técnico. O seu primeiro desafio nesta nova etapa foi no São Paulo e o seu desempenho não foi bom. Ceni se despediu do Tricolor paulista no dia 3/7/2017, com 49,5% de aproveitamento, somando 37 jogos, com 14 vitórias, 13 empates e 10 derrotas. Após alguns meses o ex-goleiro acertou com o Fortaleza, e o resultado, até o momento, a gente já sabe.

Na primeira competição de 2018, o Campeonato Cearense, o Fortaleza ficou com o segundo lugar - dizem que estadual derruba técnico, mas não em 2018, com Ceni. O treinador continuou trabalhando e os resultados foram aparecendo. Na Série B, em 38 jogos, foram 21 vitórias, 8 empates e 9 derrotas, somando 71 pontos, nove pontos de diferença para o CSA, segundo colocado. O time era leve e rápido, prezava pela posse de bola, troca de passes e triangulações. Com um belo futebol e o desempenho favorável, a torcida acompanhou o ritmo, fez festa e lotou o estádio.


O grande medo da diretoria, após o término da Série B 2018, foi de perder o treinador. As condições para a renovação, feitas por Ceni, foram a de melhorias e investimentos que tornassem o Leão mais competitivo para atuar na Série A, e o presidente Marcelo Paz aceitou as exigências - para a alegria de toda a torcida, o Mito renovou com o Fortaleza por mais um ano.


Entretanto, o time perdeu a sua principal referência no ataque, Gustagol, que retornou ao Timão. Para qualificar o elenco a diretoria se movimentou ainda em dezembro e trouxe um pacotão de jogadores: Carlinhos (lateral-esquerdo), Paulo Roberto (volante/meia), Felipe Alves (goleiro), Júnior Santos (atacante), Diego Ferreira (lateral direito), Patrick (zagueiro), Madson (meia-atacante), Edinho (atacante), Pedro Júnior (atacante), Juan Quintero (zagueiro), Matheus Alessandro (atacante) e renovou com Derley (volante), Roger Carvalho (zagueiro) e Éderson (atacante) - a grande maioria por indicação do treinador.


Em 2019, o Fortaleza disputará quatro competições: o Campeonato Cearense, a Copa do Brasil - a partir das oitavas de final -, a Copa do Nordeste e o Campeonato Brasileiro, inclusive fazendo o clássico contra o rival Ceará. Na primeira partida do ano, o time venceu o Náutico por 3x1, pela Copa do Nordeste. O primeiro objetivo para o clube é se manter na elite do futebol, podendo disputar uma vaga na Sul-Americana 2020. Com algumas perdas, a equipe vai precisar de tempo e treinamentos para se reformular. O combustível do time é a torcida apaixonada.


Vamos, Leão do Pici!

7 visualizações

© 2018 Alternativa Esportes. Orgulhosamente criado com Bruno Pinheiro. 

  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes
  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes