• Almeno Campos

Flamengo tem semana decisiva na Champions League Américas de Basquete


Embalado com 19 vitórias seguidas na temporada, o Flamengo terá dois compromissos importantes pela Champions League Américas de Basquete nesta semana, em Córdoba, na Argentina. Na quinta, o Rubro-Negro enfrenta o Minas e na sexta, encara o Instituto de Córdoba. Ambas as partidas vão começar às 19h10 (horário de Brasília) e terão transmissão em áudio pelo canal da Alternativa Esportes no YouTube.


Líder do Grupo D, com três vitórias em três em jogos, o Flamengo precisa de uma vitória para se classificar matematicamente para as quartas de final da competição. Ou então pode até garantir a vaga sem entrar em quadra. Para isso acontecer, o Instituto de Córdoba tem que derrotar o Minas nesta quarta, às 19h10 (horário de Brasília), também em Córdoba.


Para esta janela de jogos, o Flamengo não contará com Franco Balbi. O armador teve uma lesão ligamentar no joelho e está fora do restante da temporada. Por outro lado, o ala-pivô Olivinha também voltará a jogar. Ele não participou da rotação nos últimos jogos por precaução. Outro que retorna é o técnico Gustavo de Conti. Ele já está recuperado da COVID-19 e já comandou o treinamento do Rubro-Negro na última terça (23), em Córdoba.

Flamengo, do ala Marquinhos, precisa de uma vitória para se classificar para as quartas de final Imagem: Divulgação/Flamengo (Créditos: Marcelo Cortes)


Por fim, uma novidade: o armador Diego Figueredo. O argentino de 29 anos, 1,80m de altura, foi recém-contratado pelo Flamengo também atua pelo La Unión de Formosa, da Liga Argentina. Na atual temporada também já jogou no Instituto de Córdoba, um dos adversários do Flamengo nesta semana pela Champions. Figueredo também atuou no São José (SP), na temporada 2019-2020 do NBB e também passou pela Liga Mexicana.


Diego Figueredo já entrou na lista de inscritos na Champions League Américas no lugar do Franco Balbi. Porém, só poderá atuar na competição continental pois o prazo para inscrever jogadores no NBB acabou no final de 2020.


CONFIRA A LISTA DE RELACIONADOS DO FLAMENGO


Armadores: Yago e Diego Figueredo

Alas-armadores: Chuzito González e Luke Martínez

Alas: Marquinhos e Jhonatan Luz

Alas-pivôs: Olivinha, Léo Demétrio e Rafael Rachel.

Pivôs: Rafael Mineiro, Rafael Hettsheimeir e Mateus Maciel.

Armador Diego Figueredo reforça o Flamengo na Champions League Américas. Imagem: Divulgação/Flamengo (Créditos: Helena Petry)


Novidades também no Instituto de Córdoba


O Instituto de Córdoba está em oitavo lugar na Liga Argentina, com um aproveitamento de 60,6%. Já na Champions League Américas, está em último lugar no Grupo D, com 4 pontos em três (uma vitória e duas derrotas). O time argentino será o mandante nesta janela de jogos no torneio continental e já pode se classificar para as quartas de final caso vença os dois jogos nesta semana.


Já para os compromissos contra o Minas e Flamengo, o técnico Gustavo Peirone terá duas novidades: o ala-armador argentino Leonardo Lema e o pivô americano Anthony Kent. Lema tem 22 anos, 2,01m e veio do Atenas de Córdoba, da Argentina. Já Kent tem 37 anos, 2,07m e chegou do Obrera, também da Argentina.


Entre os destaques do Instituto, estão o ala Martín Cuello e o ala-pivô Nestor Colmenares. Cuello tem uma média de 14,5 pontos por jogo na Liga Argentina. Já Colmenares tem média de 11,3 pontos e 9,2 rebotes por partida.

Ala-armador Leonardo Lema (esquerda) e o pivô Anthony Kent (direita) reforçam o Instituto de Córdoba nesta sequência da temporada. Imagem: Divulgação/IACC (Créditos: Leandro Gomez)


Minas também em busca da classificação


Já o Minas Tênis Clube é o segundo colocado no NBB, com 23 vitórias e quatro derrotas e está atrás do Flamengo no torneio nacional. Já na Champions League Américas, o clube mineiro está em segundo lugar no Grupo D, com 5 pontos (uma vitória e três derrotas). Um triunfo logo mais diante do Instituto de Córdoba coloca os Minastenistas na liderança momentânea do grupo. Para se classificar, precisa vencer os dois jogos desta semana. Caso perca um deles, terá que contar com combinações de resultados dos jogos restantes do Flamengo e do Instituto para conseguir avançar na competição. Para os duelos na Argentina, o técnico Léo Costa contará com força máxima.


No Minas, destaque para o ala Shaquille Johnson. Ele está com uma média por jogo de 13,7 pontos, 3,6 rebotes, 3,3 assistências e quase uma roubada de bola. Não podemos deixar de mencionar outros ótimos jogadores, como o ala-armador David Jackson, o armador Luciano Parodi e o pivô JP Batista, que já jogou no Flamengo entre 2015 e 2018. Todos eles também estão apresentando um ótimo basquete nesta temporada.

Ala Shaquille Johnson vem sendo um dos destaques do Minas na temporada Imagem: Divulgação/ECP (Créditos: Ricardo Bufolin)


CONFIRA A AGENDA DE JOGOS DESTA SEMANA NO GRUPO D (Todos no horário de Brasília)


24/03, 19h10 – Instituto de Córdoba x Minas

25/03, 19h10 – Flamengo x Minas

26/03, 19h10 – Instituto de Córdoba x Flamengo


Os dois jogos do Flamengo terão transmissão em áudio no Canal da Alternativa Esportes no YouTube. Narração de Jonathan Machado e comentários de Almeno Campos e Marcio Vila Nova. Para acompanhar, acesse youtube.com/alternativaesportes

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo