• Alternativa Esportes

Flamengo pode ter novos patrocinadores; saiba quais

Atualizado: Mar 16

Por: Vinícius Sacramento

A Amazon é a marca mais valiosa do mundo (FOTO: REPRODUÇÃO)

Enquanto estreava na Libertadores, o Flamengo recebeu uma proposta para ter um novo patrocinador master na camisa: a Amazon, empresa mais valiosa do mundo e que entrou recentemente no mercado brasileiro. A informação foi publicada pelo globoesporte.com, e ao longo da semana surgiram os possíveis valores do negócio: R$ 38 milhões por temporada até dezembro de 2022, com um total de mais de R$ 100 milhões. A gigante americana do varejo também arcaria com a multa rescisória do parceiro vigente.


O espaço nobre atualmente é ocupado pelo banco BS2, que paga R$ 15 milhões por ano no vínculo iniciado em 2019 e que duraria até o final deste ano. Por contrato, o banco deve ser avisado de eventuais propostas maiores e tem prioridade para igualar ou cobrir os valores. O único espaço vago neste momento são as mangas da camisa - o Flamengo as ofereceu ao BS2, que analisa a ideia desde segunda-feira (9).

Inscreva-se no canal Arquibancada Incendeia

Porém, outro banco pode acabar fechando contrato para as mangas do campeão da América: de acordo com o colunista Lauro Jardim, o Banco Regional de Brasília se interessou pelo espaço. O BRB já patrocina o time de basquete. Os valores não foram revelados, e os envolvidos não se manifestaram.


A Amazon não tem histórico de patrocínio na camisa de clubes, mas tem algumas parcerias no seu braço de hospedagem de sites com equipes de vários países. Outro complicador na possível negociação é o contrato de transmissão do Campeonato Brasileiro com a televisão aberta. Um dispositivo apelidado de “cláusula SBT” impede que empresas de mídia concorrentes do Grupo Globo sejam patrocinadores de clubes da Série A. Isso visa evitar a repetição do que aconteceu na final da Copa João Havelange, em 2000: em pé de guerra com a TV Globo, o Vasco fez propaganda gratuita do SBT na camisa que se sagrou campeã nacional.

Faça parte da Rede Alternativa de Rádios! Entre em contato pelo WhatsApp

Essa cláusula impede, por exemplo, que a empresa americana anuncie o streaming Prime Video na camisa de qualquer clube do Brasileirão, já que ele é concorrente do Globoplay. A rivalidade das telinhas foi acirrada em 2019: enquanto o player brasileiro fez uma série contando os bastidores do bicampeonato da Libertadores, o americano lançou em dezembro um minidocumentário com a trajetória do Flamengo no Mundial de Clubes da FIFA, em que o Rubro-Negro se sagrou vice-campeão. Caso o acordo seja selado, a Amazon poderia acelerar a distribuição de materiais oficiais do clube através de sua loja online e o serviço de assinatura que inclui entrega em até dois dias úteis para algumas cidades.


Nesta quarta-feira (11), a Alternativa Esportes transmite Flamengo x Barcelona (EQU) direto do Maracanã, a partir das 21h. A bola rola às 21h30, com narração de José Roberto Julianelli, reportagens de Thiago Julianelli e Vinícius Sacramento e comentários de Rômulo Diego Moreira.

© 2018 Alternativa Esportes. Orgulhosamente criado com Bruno Pinheiro. 

  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes
  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes