• Alternativa Esportes

Deixem ela trabalhar!

Por: Almeno Campos

Pia Sundhage ganhou três medalhas olímpicas com treinadora (Foto: Gonzalo Fuentes / Reuters)

Olá, amigos e amigas da Alternativa Esportes!


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou na última quinta-feira (25/07) a contratação da Pia Sundhage como nova técnica da Seleção Brasileira Feminina. A sueca de 59 anos vem para substituir Vadão, que foi demitido na última segunda-feira (22/07). No currículo, Pia tem três medalhas olímpicas: duas de ouro pelos Estados Unidos (2008 e 2012) e uma de prata com a Suécia, em 2016, no Rio, após perder na final para a Alemanha. Além disso, já ganhou o prêmio de melhor treinadora do mundo em 2012.


A CBF fez um golaço nessa contratação! Pia é uma das profissionais mais gabaritadas e capacitadas que tem no futebol feminino no mundo. Porém, ela terá muito trabalho pela frente aqui no Brasil. Talvez o maior desafio na sua carreira. A estrutura do futebol feminino aqui no Brasil já está melhorando, mas ainda está engatinhando. Pia terá que ralar muito para o nível da modalidade aqui chegue bem perto, por exemplo, dos Estados Unidos, tetracampeões do mundo, e também de nações da Europa, como Alemanha, França, Noruega e da Suécia, país-natal da nossa nova treinadora.


Além de melhorar o nível da Seleção Feminina profissional (isso não tenho dúvidas de que vai melhorar), Pia terá que fazer um grande trabalho para desenvolver a categoria de base. Lá também há que ser feitos esforços a longo prazo. Até porque, não teremos para sempre Marta, Formiga e Cristiane. Temos muitos talentos a serem descobertos e lapidados aqui. Mas para que isso dê certo, ainda há um longo caminho a percorrer. Por exemplo, passamos a ter um campeonato feminino sub-18 somente neste ano! CBF tem caixa para fazer mais campeonatos de base.


Há muitos desafios pela frente, mas creio que a CBF escolheu um grande nome. Mas para que dê certo, é preciso que deixem Pia Sundhage colocar seus planos em ação.


Deixem ela trabalhar!

© 2018 Alternativa Esportes. Orgulhosamente criado com Bruno Pinheiro. 

  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes
  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes