• Alternativa Esportes

De "começar do zero" a "maior freguês": relembre áudios vazados de Carlos Augusto Montenegro

Por João Pedro Ramalho


Áudios vazados de Montenegro têm sido uma constante no Botafogo | Foto: Vitor Silva/Botafogo

Polêmicas envolvendo o membro do Comitê Gestor do Botafogo, Carlos Augusto Montenegro, tornaram-se recorrentes nas esferas do Glorioso. Com lampejos de amadorismo, o ex-presidente tem áudios expostos em redes sociais com certa frequência. O último, espalhado após a derrota no clássico contra o Vasco no último domingo (13), gerou mais uma insatisfação nos torcedores alvinegros. Com isso, separamos outros momentos em que áudios de Montenegro vazaram. Relembre as falas mais polêmicos do dirigente:


Freguês do rival


Pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Botafogo recebeu o Vasco em casa, no Nilton Santos. O resultado adverso no clássico fez o ex-presidente desabafar em um áudio sobre a normalidade da derrota. O membro do Comitê Gestor aproveitou ainda para alfinetar alguns jogadores do elenco. Após alguns dias, pressionado pela torcida, Montenegro assumiu ter espalhado os áudios propositalmente.


- O Botafogo é o maior freguês da história do Vasco. O Vasco tem 160 vitórias, a gente tem 80. É o único clube que tem essa disparidade. Já vi jogos onde o Botafogo jogou bem melhor e perdeu. Com os grandes times nós dominávamos o jogo e perdíamos. (...) Perdemos para o Vasco, e daí? - disse.


Sobre a atual fase do elenco, o ex-presidente e figura influente no clube, reconheceu falhas em contratações e criticou as atuações de alguns jogadores.


- Temos alguns jogadores fracos? Claro que temos. Você acerta em oito, nove contratações, mas acaba errando algumas. Hoje está todo mundo p... com o Pedro Raul. Há duas semanas estava todo mundo chorando porque o Inter estava querendo comprar o Pedro Raul: "Não deixa o Pedro Raul ir embora". (...) O Benevenuto vem mal há alguns jogos. Victor Luís está voltando de uma apendicite, e foi mal nos dois últimos jogos também - completou.


Despaches para 2020


Após a vitória sobre o Goiás, em partida válida pela 24° rodada do Brasileirão de 2019, Montenegro, insatisfeito com o desempenho da equipe na competição, soltou uma bomba nos bastidores do Glorioso. O áudio vazado teve um conteúdo diretamente ligado ao elenco do Botafogo: ele fez duras críticas a Rodrigo Pimpão, e afirmou que para a temporada seguinte, o grupo inteiro seria reformulado. Até mesmo Gatito Fernández foi alvo de condenações.


- Eu em 2020 não gostaria de ninguém desse plantel. Ninguém. Como titular, ninguém, nem técnico e nem nada. Inclusive o Gatito, que tem falhado um jogo atrás do outro. O ideal seria começar do zero. Do técnico ao ponta-esquerda - disparou, à época. Inclusive, a permanência do até então técnico, Alberto Valentim, também foi debatida.


- Não se preocupem com o ano de 2020. O Valentim está vindo para a gente tentar terminar esse ano, para existir 2020. Se tiver 2020 e o projeto der resultado, eu não gostaria que ele continuasse. Mas é muito fácil. Quem está aportando, vai aportar uma grana para investir no futebol. Um dos investimentos vai ser chamar o Valentim e dizer: "Toma aqui R$ 200 mil, R$ 300 mil, muito obrigado e tchau". E contratar um técnico de ponta. Se bobear, até de fora do Brasil.


Pimpão foi um dos nomes lembrados em áudio vazado de Montenegro | Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

O principal alvo no áudio de Montenegro foi o atacante Rodrigo Pimpão, que foi bastante criticado e que acabou deixando o clube ao fim do Campeonato Brasileiro.


- Agora: "Ô Bruno (Lazaroni), me explica uma coisa, o que você acha do Pimpão?". Ele falou: "Fraquíssimo, é um jogador que não deveria estar no Botafogo. Por exemplo, vem mal nos últimos 70 jogos, entrou no último jogo e não fez nada". Eu falei: "Por que que ele é escalado? Por que que joga ele e não joga o Valencia?". Ele falou: "Porque os jogadores não gostam do Valencia, Pimpão é ruim, mas vai para um lado e para o outro, corre, perde a bola, tenta ajudar, mas é ruim. O Léo Valencia não joga e ainda coloca a culpa nos outros. Quando as coisas não dão certo, bota a culpa nos outros. É uma pessoa não confiável para os jogadores. Está no banco, vai entrar, mas, da mesma forma que o Pimpão é fraco, o Léo Valencia não é bem aceito pelos outros". (...) Todo mundo se convenceu de que o Pimpão é ruim mesmo, mas deixa ele ali ruim. Se Deus quiser, com o Alex (Santana) voltando, ele não vai jogar mais - completou.


Polêmica com Yayá Touré


No início da temporada, o Botafogo iniciou contatos de negociação com o astro marfinense Yaya Touré. Com altos e baixos durante as conversas para efetivar a transferência, Montenegro se empolgou com a possível assinatura do volante. Além disso, o vídeo de apresentação do atleta também foi espalhado.


- Yaya Touré está assinando agora à tarde, e vem para o Botafogo jogar o Campeonato Brasileiro... Estamos muito adiantados com o Yayá Touré, que viria para nos ajudar tanto neste projeto de arrecadar mais com o sócio-torcedor, e também no campo - afirmou.


A negociação frustrada com o ex-jogador do Barcelona e Manchester City foi associada aos conteúdos espalhados nos bastidores do clube. Montenegro se defendeu e criticou a postura do atleta.


- Nunca tinha me deparado com isso. Bastava ele falar: "Não quero ir, não vou poder, tenho uma proposta melhor". Bastava ele falar isso. Agora, dizer que quer vir, mandar sinais com fogo, pedir para vermos apartamento, pedir se consideraríamos a hipótese dele se tornar auxiliar técnico ao fim do contrato, e depois falar nada e aparecer em um vídeo de outro clube, eu nunca vi isso. E acho que não vou ver mais. O Yaya foi um leviano, uma pessoa sem caráter.

© 2018 Alternativa Esportes. Orgulhosamente criado com Bruno Pinheiro. 

  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes
  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes