- Alternativa Esportes
Datas são sugeridas em arbitral e Carioca pode voltar nesta quinta com Flamengo x Bangu
Por Daniel Henrique

A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ), realizou, nesta segunda-feira (15), uma reunião arbitral com os clubes que disputam o Campeonato Carioca pra discutir a volta dos jogos. Após mais de oito horas de conferência, foi sugerido que já na quinta (18) a bola volte a rolar no Estadual, com a partida entre Flamengo x Bangu, que deverá ser realizada no Maracanã, com portões fechados, ainda sem horário definido. Como toda a tabela não foi acertada, o arbitral foi remarcado para esta terça (16), e a partir das 20h, a reunião continuará. As outras partidas da rodada também foram marcados entre os dias 19 e 22 de junho. A volta dos jogos depende da aprovação por parte de autoridades governamentais e sanitárias do protocolo Jogo Seguro.
Faça parte da Rede Alternativa de Rádios! Entre em contato pelo WhatsApp!
Todos os clubes concordaram com o retorno, exceto Fluminense e Botafogo. Ambos tiveram seus jogos marcados para o dia 22, e Mário Bittencourt, presidente do Tricolor Carioca, propôs a volta somente para o dia 29, sugestão que não foi acatada pela federação. Os dois clubes não aceitam entrar em campo na data marcada, e devem entrar na justiça contra a decisão. Vale lembrar que o Flu ainda não retornou aos treinamentos presenciais, sendo um dos argumentos usado pelo presidente do clube contra a volta do campeonato para essa semana. Os clubes que são a favor da retomada argumentam que os treinos já estão liberados desde o início do mês.
Confira os jogos da rodada e, a princípio, as datas:
Flamengo x Bangu - 18/06
Portuguesa x Boavista - 19/06
Vasco x Macaé - 21/06
Madureira x Resende - 21/06
Botafogo x Cabofriense - 22/06
Fluminense x Volta Redonda - 22/06
Confira também a nota oficial da Ferj:
"No Conselho Arbitral realizado virtualmente nesta segunda-feira (15/06), a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e os clubes que disputam a Série A do Campeonato Carioca de 2020 debateram assuntos pertinentes ao retorno da competição.
O presidente da FERJ, Dr.Rubens Lopes, reafirmou que não abre mão dos pilares preservação da saúde individual e coletiva e contribuir ao combate à disseminação da COVID-19; obediência às determinações das autoridades; e observância do Protocolo rigoroso e técnico com bases científicas.
Todos os presentes debateram, democraticamente, as sugestões das datas de reinício da Taça Rio, a ser iniciada após aval oficial do governo. Caso este não venha até o dia 17, assim que acontecer a Taça Rio será retomada no dia seguinte. A sugestão de datas foi aprovada pela maioria.
Dia 18 - Bangu x Flamengo
Dia 19 - Portuguesa x Boavista
Dia 21 - Vasco x Macaé; Madureira x Resende
Dia 22 - Fluminense x Volta Redonda; Botafogo x Cabofriense
Após a discussão, os clubes decidiram continuar nesta terça-feira, às 20h, o Conselho Arbitral.
No decorrer da reunião, os clubes aprovaram também o atestado de saúde, alteração para 5 substituições com três paralisações na partida, a flexibilização para utilização de jogadores não profissionais, revisão da inscrição de atletas para a Taça Rio e voltarão a debater ainda o destino de uma vaga na Copa do Brasil."