• Alternativa Esportes

Curiosidade: saiba qual clube da Série A que o Flamengo não vence há mais tempo

Por Thiago Julianelli


Éverton Ribeiro e Diego faziam parte do Flamengo de 2017 | Foto: Site Coluna do Flamengo

Que o Flamengo de Jorge Jesus foi o time que encantou em 2019 e continuou a brilhar em 2020, antes da parada das competições, não há dúvidas. Campeão da Libertadores, após 38 anos, e do Campeonato Brasileiro, com a melhor campanha da história dos pontos corridos, o Rubro-Negro do ano passado derrubou – quase – todos os rivais Brasil afora. Só teve apenas uma pedra no sapato na trajetória do título nacional, e que não oferece vida fácil nos confrontos há quase três anos: o São Paulo.


Na última temporada, o Fla enfrentou o Tricolor Paulista em duas oportunidades no Brasileirão, contabilizando dois empates: 1x1 em São Paulo e 0x0 no Rio do Janeiro. A curiosidade é que o clube paulista foi o único time da competição que o Flamengo não venceu na caminhada rumo ao título. No campeonato, o Rubro-Negro venceu pelo menos uma vez as outras 18 equipes, um número impressionante e que descarta todas as outras equipes da Série A desta pesquisa.


O período sem vitórias diante do São Paulo no ano passado se estende por mais jogos, tornando o Tricolor, inclusive, o clube da Série A que o Rubro-Negro não vence há mais tempo. São cinco jogos sem ganhar, todos pelo Campeonato Brasileiro, com duas derrotas e três empates no total. O último triunfo do Fla no duelo foi há quase três anos atrás, no dia 2 de julho de 2017, na Ilha do Urubu, quando bateu o Tricolor Paulista por 2x0, gols anotados por Diego e Guerrero.


Escalação do Flamengo na última vitória diante do São Paulo: Thiago, Pará, Réver, Rhodolfo, Trauco (Renê); Márcio Araújo, Cuéllar, Diego (gol aos 42’/1º T); Éverton Ribeiro (Berrío), Éverton (Matheus Sávio) e Guerrero (gol aos 38’/1º T). Técnico: Zé Ricardo.


Jogos no período:


São Paulo 2x0 Flamengo (Brasileirão 2017)

Flamengo 0x1 São Paulo (Brasileirão 2018)

São Paulo 2x2 Flamengo (Brasileirão 2018)

São Paulo 1x1 Flamengo (Brasileirao 2019)

Flamengo 0x0 São Paulo (Brasileirão 2019)

Siga a Alternativa Esportes no Twitter!

Neste levantamento, nós não consideramos clubes recém-promovidos da Série B, por alguns deles já estarem há mais tempo na segunda divisão e o Rubro-Negro não ter enfrentando tanto eles nos últimos anos.


Porém, se fossem considerados, o RB Bragantino seria o maior jejum do Flamengo, que não o vence desde 4 de setembro de 1996, quase 24 anos, considerando o período que o Massa Bruta era apenas Bragantino. Desde então, foram apenas duas partidas, com uma derrota e um empate, sendo o último jogo em 1998, em que o clube paulista venceu por 1x0 no Maracanã, pelo Brasileirão do mesmo ano.

© 2018 Alternativa Esportes. Orgulhosamente criado com Bruno Pinheiro. 

  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes
  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes