• Alternativa Esportes

Covid-19: saiba como está a situação de cada clube carioca

Atualizado: Jun 23

Por Daniel Henrique

Thalles Magno (à esquerda) e funcionários do Vasco | Foto: globoesporte.com

O Rio de Janeiro é o estado do Brasil que mais confirma, em números absolutos, novos casos da Covid-19 no país. Apesar dessa situação, a volta do futebol carioca já é um assunto debatido entre os clubes do estado junto à FERJ, visto que na última sexta-feira (5), o governador Wilson Witzel havia autorizado o retorno do futebol com portões fechados, e projetando uma volta de 1/3 do público aos estádios nos próximos meses.


Com essa autorização, a FERJ convocou uma reunião virtual com os clubes da Série A do Campeonato Carioca, realizada no último sábado (6). Entre os tópicos em pauta, a volta do futebol foi um deles, discutindo os protocolos que deveriam ser seguidos para que a realização dos jogos não trouxesse riscos para os atletas e todos outros envolvidos. Porém, o retorno do campeonato não teve data marcada. Os clubes se mostraram cautelosos quanto ao assunto, apesar de aprovarem de forma unânime o protocolo médico proposto pela Federação. Botafogo e Fluminense defendem a volta dos jogos somente quando a curva epidemológica já estiver em queda. Confira a situação atual dos clubes cariocas:


Botafogo


O Glorioso ainda não retornou aos treinamentos, mas marcou para essa semana testes de Covid-19, que serão realizados no estádio Nilton Santos em atletas, membros da comissão técnica e funcionários do clube. Ainda assim, Carlos Augusto Montenegro, membro do Comitê Executivo de Futebol do clube, não garante o retorno dos treinamentos antes que a situação da doença seja controlada.


Flamengo


A situação é diferente no Flamengo. O clube já retornou com os treinamentos presenciais, realizando testes semanais nos atletas, comissão e funcionários, como parte do protocolo para que não haja nenhum risco de contágio dentro do ambiente de trabalho. Nos últimos testes rápidos realizados, não foi constatado nenhum caso positivo para a doença.

Siga a Alternativa Esportes no Twitter!

Fluminense


O Fluminense ainda realiza os treinamentos somente de forma virtual, alegando receio à volta dos trabalhos presenciais por risco de contágio, e por conta da dificuldade na contenção da curva de crescimento de casos da doença no Rio de Janeiro. Isso poderia gerar riscos para os funcionários do clube que necessitam utilizar meios de transportes coletivos e locais que geram aglomeração, aumentando as chances de contaminação.


Vasco


O Vasco também não retornou aos treinamentos presenciais. O clube havia marcado a volta aos treinamentos ainda em maio, porém, reavaliou a situação e voltou atrás, adiando o retorno. No último teste realizado pelo clube, 19 jogadores foram testados positivo para o novo coronavírus, três desses já recuperados, e os outros 16 foram isolados do resto do grupo, para evitar o contágio entre os atletas e outros funcionários do clube.

© 2018 Alternativa Esportes. Orgulhosamente criado com Bruno Pinheiro. 

  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes
  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes