• Alternativa Esportes

Confira os 10 clubes que mais levaram gols de Fred e as marcas históricas dele no Brasileirão

Atualizado: Jun 25

Por Thiago Julianelli


O artilheiro foi carrasco de diversos clubes ao longo da carreira | Foto: Roberto Filho/FotoArena/Veja

Anunciado no último dia 31 de maio pelo Fluminense, o atacante Fred está de volta ao Tricolor das Laranjeiras após quase quatro anos no futebol mineiro, quando defendeu Atlético-MG e Cruzeiro. Ídolo no clube carioca, onde soma 287 jogos e 172 gols marcados, o centroavante de 36 anos iniciou no futebol em 2003, no América-MG, e desde então, colecionou clubes “preferidos” para marcar gols ao longo de toda a carreira até aqui. O líder ingrato dessa lista é o Botafogo, rival que já sofreu 16 bolas na rede do artilheiro tricolor.


Confira abaixo o restante da lista, lembrando que este levantamento de gols e jogos compreende as passagens dele pelo América-MG, Cruzeiro, Fluminense e Atlético-MG. Além disso, também trouxemos os grandes feitos do goleador na história do Campeonato Brasileiro.


Top-10 clubes que mais levaram gols de Fred:


10º - Internacional - 8 gols em 20 jogos


9º - Vitória-BA - 8 gols em 11 jogos


8º - Flamengo - 9 gols em 23 jogos


7º - Atlético-MG - 9 gols em 22 jogos


6º - Palmeiras - 9 gols em 20 jogos


5º - Corinthians - 9 gols em 17 jogos


4º - Grêmio - 9 gols em 16 jogos


3º - Cruzeiro - 10 gols em 18 jogos


2º - América-MG - 12 gols em 9 jogos


1º - Botafogo - 16 gols em 29 jogos

Inscreva-se no canal da Alternativa Esportes no YouTube!

O centroavante curte marcar contra os clubes nos quais atuou | Foto: Divulgação/Fluminense F.C.

Gols em cima dos clubes que jogou


A título de curiosidade, nesse top-10 estão três clubes que o centroavante jogou: América-MG e Cruzeiro, os dois inclusive no top-3, além do Atlético-MG, que aparece na 7ª posição. Um outro detalhe interessante é que Fred nunca teve um bom desempenho contra o Fluminense. Em nove jogos, ele marcou um gol, na derrota da Raposa por 3x2 para o Flu, em novembro de 2004, no Mineirão, em partida válida pela 43ª rodada do Brasileirão.


Feitos históricos no Campeonato Brasileiro


Ídolo do Tricolor Carioca, Fred conquistou os títulos de 2010 e 2012 do Brasileirão no clube carioca. Ser bicampeão da competição, por si só, já é um fato marcante. Mesmo assim, o atacante tem outros números brilhantes no torneio: ele é o quarto maior goleador da história do Campeonato Brasileiro, com 147 gols, atrás "apenas" de Edmundo (153), Romário (154) e Roberto Dinamite, que é líder absoluto com 190.


Isso porque não mencionamos que ele deixou para trás grandes nomes como Zico (135), Túlio Maravilha (129), Sérgio Chulapa (127), Washington (126), Luís Fabiano (116) e Dadá Maravilha (113), que completam o top-10 de artilheiros do campeonato nacional em questão.


Nome de Fred já está marcado na história do Brasileirão | Foto: Jorge William/Agência O Globo

Porém, se formos considerar apenas o Brasileirão por pontos corridos, que começou em 2003, Fred lidera com folga o posto de goleador máximo: os mais próximos dos 147 gols do centrovante tricolor são Diego Souza (107), que está no Grêmio, e Paulo Baier (106), que já se aposentou.


Outro dado interessante ao fazer este levantamento é que, durante a carreira, Fred já anotou gols contra 17 dos 19 adversários que fazem parte atualmente da Série A do Campeonato Brasileiro: ele só não balançou a rede do Fortaleza e do RB Bragantino. Em 2020, quando a competição iniciar, pois ainda não há uma data por conta da pandemia do coronavírus, será que o atacante ampliará estes números?

314 visualizações

© 2018 Alternativa Esportes. Orgulhosamente criado com Bruno Pinheiro. 

  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes
  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes