• Alternativa Esportes

Confira as mudanças no elenco do Bayern de Munique (ALE), atual campeão europeu

Por Nícholas Franco


Em time que está ganhando não se mexe? Não é bem assim que pensa o atual campeão europeu e de tudo o que disputou em 2020, Bayern de Munique (ALE). Com três devoluções, dois empréstimos, duas vendas e sete novos reforços, o Gigante da Baviera vem para a nova temporada com caras novas para permanecer forte no cenário nacional e internacional. Confira:


Thiago Alcântara talvez seja a perda mais sentida do Bayern | Foto: Reuters

Saídas


Entre os jogadores que deixaram o clube, as grandes perdas foram do meio-campista Thiago Alcântara, que foi negociado com o Liverpool (ING) e o ponta Ivan Perisic, que não chegou a um acordo com a Internazionale (ITA) para renovação de empréstimo ou compra em definitivo.


Além deles, o goleiro reserva Sven Ulreich foi vendido para o Hamburgo (ALE), o lateral-direito Álvaro Odriozola foi devolvido ao Real Madrid (ESP), assim como o meia Phillippe Coutinho ao Barcelona (ESP). O volante Cuisance foi emprestado ao Olympique de Marseille (FRA), e o atacante Zirkzee, nos mesmos moldes, deixou o clube para se desenvolver no Feyenoord (HOL).


Os primeiros a chegar


Ainda durante a temporada passada, o Bayern já havia anunciado a chegada do goleiro Nübel vindo do Schalke 04 (ALE). O arqueiro chegou para fazer sombra a Manuel Neuer, que demorou bastante para renovar seu contrato e vinha sofrendo com constantes lesões.


Além deles, a abertura oficial da janela fez chegar o zagueiro Kouassi, revelação do Paris Saint-Germain (FRA) e do ponta Leroy Sané, do Manchester City (ING). De todos estes, apenas o último chegou para ser titular absoluto, e já vem jogando e marcando gols com a camisa bávara.


Douglas Costa foi apresentado nesta terça (13) para a segunda passagem no clube bávaro | Foto: Divulgação/Bayern

Anúncios no fim da janela


No último dia da janela de transferências, o Bayern anunciou outros quatro reforços: o lateral direito Sarr, vindo do Olympique de Marseille, o meio-campista Marc Roca ex-Espanyol (ESP), o ponta Douglas Costa, que chega por empréstimo da Juventus (ITA) para a segunda passagem no clube, e o centroavante Choupo-Moting, que jogou a última temporada pelo PSG e estava livre no mercado.


Os sete reforços juntos somaram o valor de 64 milhões de euros gastos pelo clube bávaro na janela. A efeito de comparação, o Bayern estava interessado no meia Kai Havertz, do Bayer Leverkusen (ALE), que acertou com o Chelsea (ING) por 72 milhões de euros. A vinda do alemão sozinha seria 8 milhões de euros mais cara em relação ao valor pago por todos os reforços da temporada juntos.


Alaba pode estar de saída do Bayern | Foto: Divulgação/Bayern/Site oficial

Possíveis perdas


O Bayern ainda é um clube com ativos interessantes para o mercado internacional. O lateral e zagueiro David Alaba está no último ano de contrato e ainda não renovou. Se não acertar a situação pelos próximos seis meses, o jogador estará livre para negociar com qualquer outro clube gratuitamente. O também lateral e zagueiro Lucas Hernández, reforço mais caro da história do clube e que sofreu com lesões na última temporada está insatisfeito com a reserva, e chegou a declarar o desejo de deixar Munique.


Além deles, jogadores como Joshua Kimmich, Niklas Süle e Alphonso Davies são jovens e valorizados no mercado. Outros como Jeróme Boateng e Javi Martínez parecem viver fim de ciclo no clube e últimos momentos com a camisa do Bayern.


A renovação do time campeão europeu em 2013 aconteceu desde a temporada seguinte àquela conquista de forma gradual, e agora parece ter tomado uma forma cada vez mais sólida, capitaneados por nomes como Neuer, Müller e Lewandowski. O técnico Hansi-Dieter Flick tem um ótimo cardápio de opções nas mãos, e o Bayern será mais uma vez candidato a ganhar tudo o que disputar em 2021.

© 2018 Alternativa Esportes. Orgulhosamente criado com Bruno Pinheiro. 

  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes
  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes