• Alternativa Esportes

Com jogador expulso, Grêmio derrota Libertad e começa com vantagem nas oitavas da Libertadores

Por: Almeno Campos

Diego Tardelli abre o placar para o Grêmio em cima do Libertad (Foto: Max Peixoto / Dia Esportivo / Estadão Conteúdo)

O jogo poderia ter tido contornos negativos para o Grêmio. Logo no começo do segundo tempo, o zagueiro Geromel foi expulso, mas mesmo com um jogador a menos, o Tricolor Gaúcho venceu o Libertad (PAR) por 2 a 0, na noite desta quinta, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pelo duelo de ida das oitavas de final da Libertadores. Diego Tardelli e David Braz, que entraram na segunda etapa, marcaram para os gremistas, que largam com uma boa vantagem no confronto.


No jogo de volta, que será na próxima quinta (01/08), às 21:30, em Assunção, no Paraguai, o Grêmio poderá perder por até um gol de diferença que, mesmo assim, avança para as quartas de final, para pegar o vencedor do duelo entre Palmeiras e Godoy Cruz (ARG).


PRIMEIRO TEMPO


O Grêmio foi superior nos primeiros 45 minutos de jogo. Teve mais a posse de bola e chegou de forma mais perigosa. Logo aos 3 minutos, após cruzamento na área, Everton limpou e bateu em direção ao gol, obrigando Martín Silva, ex-Vasco e que hoje é goleiro do Libertad, a fazer uma grande defesa.


Depois dessa chance, o Tricolor Gaúcho até conseguia chegar na grande área dos paraguaios, mas não conseguia concluir com perigo ao gol do Libertad. Só foi ter uma chance perigosa aos 26, quando Maicon recebeu da entrada da grande área e finalizou, obrigando Martín Silva a fazer uma nova grande defesa. O Libertad, quando tinha a posse de bola, acabava perdendo rapidamente pela boa marcação que o Grêmio fazia. Para não dizer que o Libertad não assustou, Benítez arriscou já nos acréscimos e Paulo Victor fez uma defesa tranquila.


SEGUNDO TEMPO


O Grêmio começou a segunda etapa pressionando. Aos 2 minutos, André perdeu uma chance incrível cara a cara com Martín Silva. A bola veio quicando na frente do atacante, que mandou para fora.


Aos 4 minutos, porém, veio um lance que, a princípio, poderia mudar o jogo para o Grêmio no lado negativo. Geromel deu um pisão na perna do Edgar Benítez. O juiz deu amarelo a princípio, mas após revisão do lance no VAR, acabou anulando o amarelo e deu o vermelho para o zagueiro do Grêmio.


Com um jogador a mais, o Libertad passou a ter mais o controle da posse de bola, mas sem causar perigo aos gremistas. Aos 10, porém, foi o Grêmio que teve uma chance perigosa. Alisson recebeu na meia direita, na altura da meia-lua, e chutou cruzado. Martín Silva espalmou para frente. No rebote, Maycon chutou em cima do goleiro do Libertad.


Os paraguaios continuavam com o controle da partida, entratanto o Grêmio conseguiu marcar seu gol. Aos 25, Alisson cobrou escanteio pela direita, Kannemann cabeceia e Diego Tardelli, de bicicleta, colocou para o fundo da rede, abrindo o placar para o Grêmio.


O Libertad seguiu com a posse de bola e teve até uma chance perigosa. Aos 30, após cruzamento que saiu pela esquerda, Barreiros cabeceou na pequena, e Paulo Vitor, no canto direito, se esticou todo para fazer uma grande defesa. Porém aos 37 minutos, o Grêmio fez o segundo gol. Em falta cobrada pela lateral esquerda, Alisson levantou na grande área e David Braz, de cabeça, mandou no canto direito do Martín Silva, sem chances de defesa: 2 a 0, dando números finais aos jogo.


O jogo de volta será na próxima quinta (01/08), às 21:30, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, Paraguai. Mas antes, o Tricolor Gaúcho enfrentará o CSA nesta segunda (29/07), no estádio Rei Pelé, em Maceió, pela 12ª rodada do Brasileirão.


FICHA TÉCNICA


Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS) Data-hora: 25/07/2019 - 21h30 (horário de Brasília) Público e renda: 39.572 pessoas - R$ 1.941.888,00 Árbitro: Esteban Ostojich (URU) Assistentes: Gabriel Popovits e Martin Soppi (ambos URU) VAR: Diego Haro (PER) Cartões amarelos: Jean Pyerre e Cortez (GRE); Bareiro, Espinoza e Franco (LIB) Cartões vermelhos: Geromel (GRE) Gols: Diego Tardelli, aos 25'/2°T; e David Braz, aos 38'/2°T

GRÊMIO: Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon (Rômulo, 40'/2°T) Matheus Henrique, Alisson, Jean Pyerre (Diego Tardelli, 17'/2°T) e Everton; André (David Braz, 11'/2°T). Técnico: Renato Portaluppi.

LIBERTAD: Martín Silva; Iván Piris, Luis Cardozo, Paulo Da Silva e Matías Espinoza; Adam Bareiro (Óscar Cardozo, 38'/2°T), Cristian Riveros, Alexander Mejía e Iván Franco; Alfio Oviedo (Rodrigo Rivero, 16'/2°T) e Edgar Benítez (Adrián Martinez, 10'/2°T). Técnico:​ José Chamot.

12 visualizações

© 2018 Alternativa Esportes. Orgulhosamente criado com Bruno Pinheiro. 

  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes
  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes