• Alternativa Esportes

Brasil perde para França na prorrogação e está fora da Copa do Mundo

Atualizado: 25 de Jun de 2019

Por: José Roberto Julianelli


Marta, incrédula, após eliminação brasileira (Foto: Reuters)

Foram apenas quatro jogos e uma prorrogação, e a derrota por 2 a 1 para a França, neste domingo (23/06), no estádio Océane. Mas não tenha dúvidas, você que lê esse artigo: essas meninas da Seleção Brasileira de futebol fizeram história. Além de superarem tantos obstáculos, a começar pelo baixo investimento que é feito no futebol feminino, fizeram o Brasil despertar para a importância e a atenção que precisamos dar a um conjunto de inúmeras mulheres que nutrem diariamente o sonho, legítimo, de um dia se tornarem ícones do esporte mais amado desse país. Numa sociedade machista na qual ainda vivemos, em que passos tímidos começam a ser dados no embate ao preconceito que elas sofrem, chegar onde elas chegaram é algo que precisa ser enaltecido e comemorado bastante.


Após uma boa estreia, quando venceu a Jamaica por 3 a 0, veio o duro golpe de perder para a Austrália por 3 a 2, depois de estar vencendo o jogo por 2 a 0 até quase o final do primeiro tempo. O abatimento e a iminente desclassificação assombraram as brasileiras, ainda mais pelo fato de a próxima adversária ser a Itália, que já havia vencido os seus dois primeiros jogos. Mais uma vez a superação e a vontade de vencer nos levaram a uma vitória, para muitos improvável, por 1 a 0, colocando a seleção canarinha nas oitavas de final. A adversária não poderia ser pior: as donas da casa, a França, com simplesmente 100% de aproveitamento na competição. Assim quis o destino.


Os especialistas, quase unanimemente, apontavam as francesas como favoritíssimas, e que conseguiriam uma fácil vitória sobre o Brasil. Enganaram-se quase todos. Desconheciam a força interior, a garra e o sonho das nossas valorosas jogadoras, que conseguiram arrancar um empate heroico em 1 a 1 no tempo regulamentar, levando a decisão para a prorrogação, vendendo muito caro essa vaga para as quartas de final... Ah, se não fosse aquele milagre da zagueira francesa, tirando a bola que estava praticamente dentro do gol. Agora, quem sabe, eu estaria contando uma outra história.


O jogo terminou, com nossas atletas completamente exaustas depois de tanto lutarem e não se entregarem em momento algum. Um sonho que chegou ao fim muito cedo para uma equipe que se doou até o último apito da árbitra, e que saiu de campo com a cabeça erguida, tendo a certeza de que representaram muito bem o nosso país.


Como eu disse acima, elas fizeram história pelo que eu já falei anteriormente, mas além de tudo, eu acredito firmemente que esse Mundial será um marco na história do futebol feminino brasileiro. Eu tenho a esperança de que a “onda” vai crescer, e os investimentos irão aumentar também.


Com certeza, os campos de futebol ainda verão mais Martas e companhia, não apenas trazendo mais charme e beleza, mas principalmente o espírito de luta, o esforço, a fé e a esperança, que impulsiona à luta incessante na busca da vitória.


Parabéns meninas, e que a próxima Copa seja nossa!

13 visualizações

© 2018 Alternativa Esportes. Orgulhosamente criado com Bruno Pinheiro. 

  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes
  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes