• Alternativa Esportes

Brasil: de dúvida a um dos grandes favoritos na Copa América

Por: Almeno Campos


Brasil fez uma boa exibição contra o Peru (Foto: Victor R. Caivano / AP)

Amigos da Alternativa Esportes! Este é o meu primeiro texto aqui no site da maior web rádio do Brasil. Não sei onde que a direção da Rádio estava com a cabeça quando tiveram a ideia de me dar espaço para escrever textos com assuntos ligados ao futebol, mas já que me deram essa oportunidade, vou aproveitá-la. Toda terça e quinta estarei escrevendo artigos a respeito de assuntos do esporte.


Nesta quinta (27/06) começam as quartas de final da Copa América. Às 21:30 (horário de Brasília), o Brasil enfrenta o Paraguai na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. O vencedor enfrenta na semifinal quem vencer no duelo entre Argentina e Paraguai, que será nesta sexta (28/06), 16h (horário de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro. Mas aqui, neste texto, irei falar da Seleção Brasileira.


Uma coisa que sempre falo é que o futebol é um esporte muito dinâmico. Um dia você está mal, mas basta fazer uma grande partida que a situação se transforma. Foi o que aconteceu com a equipe verde e amarela. Antes mesmo do jogo do último sábado (22/06), contra o Peru, havia um temor de que o Brasil fosse derrotado para os peruanos, que poderia ficar em terceiro lugar num grupo que, além do Peru, tem Bolívia e Venezuela! Ou ainda, na pior das hipóteses, ser eliminado. Se 15 anos atrás eu chegasse e falasse que, em 2019, o Brasil poderia passar aperto em uma Copa América, em casa, em um grupo com Bolívia, Peru e Venezuela, iriam me chamar de maluco.


Mas por quê chegamos nesta situação? Por quê chegamos em um ponto de ter medo de sermos eliminados com esse grupo? O Brasil ganhou da Bolívia por 3 a 0, mas não apresentou um bom futebol, mesmo dominando o jogo, tendo mais a posse de bola. Contra a Venezuela, chegamos a marcar dois gols, mas ambos foram anulados pelo VAR. Como a Seleção jogou? Da mesma forma contra a Bolívia. Aí veio o jogo contra o Peru. Muita gente imaginava que seria um jogo difícil, mas conseguimos vencer por 5 a 0. Apresentamos um excelente jogo, como não acontecia há um longo tempo.


Como o futebol é dinâmico! E a imprensa especializada também. Logo após o jogo, muita gente já colocou o Brasil como o principal favorito para ganhar a Copa América. Mas não se engane! A Seleção só fez um grande jogo porque o técnico do Peru, Ricardo Gareca, colocou o time dele para jogar de peito aberto, indo para cima da equipe brasileira. Deu muito espaço para o adversário e levou cinco gols. Nunca se deve jogar assim contra o Brasil!


Não se engane, torcedor! Logo mais, o Brasil vai enfrentar um Paraguai que estará bem fechado na defesa, que conta com o excelente zagueiro Gustavo Gómez, do Palmeiras, e pelo ótimo goleiro Gatito Fernández, do Botafogo, que vem fazendo uma grande Copa América. Se não fosse por ele, os paraguaios já estariam fora da competição.


O Brasil é favorito para o jogo de logo mais, porém terá uma partida difícil, de fato, pela frente. Se avançar, pegará ou Venezuela, que já dificultou bastante nossa vida jogando defensivamente, ou a Argentina, que não vem apresentando um bom futebol. Mas quando um time tem Agüero, Di María, Lautaro Martínez e Messi (esse então nem se fala!), não pode ser menosprezado nunca!


O Brasil é um dos favoritos (e não o principal) para ganhar a Copa América. Temos chances e, claro, podemos vencer a competição, mas podemos cruzar numa possível final contra Peru, Chile, Colômbia ou Uruguai. Ah, os uruguaios! Eles estão com a ideia de equipe mais pronta no torneio. Agora é torcer, aguardar e acompanhar a reta final da Copa América.

14 visualizações

© 2018 Alternativa Esportes. Orgulhosamente criado com Bruno Pinheiro. 

  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes
  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes