• Alternativa Esportes

Botafogo volta ao estádio que marcou arrancada no Brasileirão de 2016; relembre os números

Por João Pedro Ramalho


Glorioso utilizou o estádio quando o Nilton Santos não estava disponível | Foto: Guilherme Pinto/Agência O Globo

Buscando uma vaga nas semifinais da Taça Rio, o Botafogo enfrenta a Portuguesa nesta quarta-feira, às 21h30, no Estádio Luso-Brasileiro, pela 5ª rodada do grupo A. Em 2016, com o Estádio Nilton Santos interditado por conta dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, o Alvinegro, em acordo com a Lusa, transformou o estádio da partida de hoje em Arena Botafogo.


Também conhecido como "Estádio dos Ventos Uivantes", o Luso, localizado na Ilha do Governador, foi peça fundamental na arrancada do Glorioso no Campeonato Brasileiro de 2016. Foram sete vitórias, três empates e apenas duas derrotas na campanha que classificou o Botafogo, após três anos, para a Libertadores. O Botafogo disputou a última partida no estádio em novembro de 2016, quando empatou em 1x1 com a Ponte Preta (o gol do clube carioca foi marcado pelo atacante Sassá).

Inscreva-se no canal da Alternativa Esportes no YouTube!

Em 2017, com o Estádio Nilton Santos reformado, o clube de General Severiano voltou a mandar jogos em Engenho de Dentro e se despediu da casa temporária. Com uma capacidade máxima para 15 mil torcedores, a Arena Botafogo não ficou marcada somente pela atmosfera gerada pelas arquibancadas próximas ao campo, mas também pelas críticas pelo gramado irregular. Confira algumas delas:


Ricardo Gomes (técnico do Botafogo na época):


- Temos uma casa. A torcida gostou. Vamos dessa forma brigar em outra parte da tabela. Mas ainda quero o gramado um pouco melhor.


Tite (técnico da Seleção Brasileira na época):


- O gramado está um pouquinho fora das melhores condições para o senso criativo ser melhor.


Camilo (camisa 10 do Botafogo na época):


- O gramado atrapalhou um pouco, ele está um pouco duro. A bola não está rolando bem. Mas a presença da torcida e o fim do desgaste pelas viagens são pontos positivos. Agora esperamos vencer na nossa casa. Não sei se é possível recuperar o gramado com a sequência de partidas.

© 2018 Alternativa Esportes. Orgulhosamente criado com Bruno Pinheiro. 

  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes
  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes