• Alternativa Esportes

Botafogo completa quase quatro anos sem vencer clubes grandes em jogos fora do RJ; saiba mais

Por João Pedro Ramalho


Mesmo com vantagem numérica, Bota perdeu para o Imortal na última rodada | Foto: Max Peixoto/Dia Esportivo/Estadão Conteúdo

A derrota por 3x1 diante do Grêmio, na última quarta-feira (14), escancarou o péssimo desempenho do Botafogo jogando fora do Rio de Janeiro pelo Campeonato Brasileiro contra os clubes considerados grandes. Caso o panorama fora do Rio de Janeiro continue, o Alvinegro poderá completar quatro anos sem vencer os grandes do conglomerado "G-12", que reúne no levantamento desta matéria os seguintes times: Atlético-MG, Cruzeiro, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Internacional e Grêmio. Os cariocas não foram incluídos pelos jogos serem no RJ.


A última vitória do Glorioso atuando na casa de um desses adversários foi em dezembro de 2016. Em partida válida pela última rodada do Campeonato Brasileiro, a equipe comandada por Jair Ventura foi até Porto Alegre e bateu o Grêmio de Renato Portaluppi. De lá para cá, dos 25 jogos nas casas do adversários, o Botafogo perdeu 19 vezes e empatou seis. Com esse retrospecto negativo, o clube de General Severiano tem um aproveitamento de apenas 8% quando joga fora de suas dependências diante das equipes citadas acima. Em jogos longe de casa contra clubes fora do conglomerado de grandes, desde o Campeonato Brasileiro de 2017 até o atual, o Bota melhora o desempenho e tem aproveitamento de 46% contra essas equipes.

Inscreva-se no canal da Alternativa Esportes no YouTube!

Relembre como foi a última vitória fora de casa do Botafogo contra um grande


Duelo gringo: Carli, do Botafogo, disputa bola com atacante Bolaños, do Grêmio | Foto: Mateus Bruxel/Agência RBS

Numa temporada conturbada, o Botafogo iniciou o Brasileirão de 2016 como um dos candidatos ao rebaixamento. Com altos e baixos durante a competição, a equipe ascendeu dentro do campeonato com a saída de Ricardo Gomes e a efetivação do até então interino, Jair Ventura - o novo técnico assumiu o Glorioso na 15° colocação. Com uma sequência positiva de resultados, chegou à última rodada dependendo das próprias forças para garantir uma vaga na Libertadores. A pressão era grande diante do Grêmio, pelos fantasmas do passado, e por viver um momento conturbado na competição, com um jejum de cinco jogos sem vitória.


A equipe de Renato Portaluppi, campeã da Copa do Brasil, e automaticamente classificada para a Libertadores, foi à campo com um time alternativo. Em duelo disputado no dia 11 de dezembro, o Botafogo se aproveitou disso e sacramentou o resultado ainda no primeiro tempo, com um belo gol do volante Bruno Silva. A vitória em Porto Alegre confirmou o clube de General Severiano entre os cinco que disputariam a principal competição sul-americana na temporada seguinte, pela segunda vez em três anos.


Relembre o time que entrou em campo naquele dia: Sidão, Alemão (Emerson Santos), Emerson Silva, Joel Carli, Victor Luís; Airton, Bruno Silva, Diogo Barbosa, Camilo (Pachu); Rodrigo Pimpão e Sassá (Rodrigo Lindoso).

© 2018 Alternativa Esportes. Orgulhosamente criado com Bruno Pinheiro. 

  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes
  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes