• Alternativa Esportes

Após saída do Vasco, Abel Braga encerra terceiro trabalho em menos de um ano

Por: Thiago Julianelli

Abelão deixa trabalho após três meses (FOTO: BRUNO HADDAD / CRUZEIRO)

O treinador Abel Braga decidiu deixar o comando técnico do Vasco, na última segunda-feira (16), após derrota por 2x0 para o Fluminense no clássico de domingo (15). Depois de 14 jogos, com quatro vitórias, cinco empates e cinco derrotas, a terceira passagem de Abelão no Cruzmaltino chegou ao fim em decisão que partiu dele próprio. Em menos de um ano, é o terceiro trabalho do técnico que não engrena: antes, havia se demitido do Flamengo e entregado cargo no Cruzeiro, quando, posteriormente, foi dispensado.


Com diversos títulos de expressão no currículo, como o Mundial de Clubes (2005) e a Libertadores (2006), Abel teve o último grande momento no futebol em 2012, quando venceu o Campeonato Brasileiro no comando do Fluminense. De lá para cá, em menos de dez anos, não conseguiu atingir o topo das principais competições. Mais especificamente, desde 2019, foram três clubes treinados e trabalhos muito criticados.

Baixe nosso aplicativo para Android no Google Play


A temporada de 2019 começou prometendo no Flamengo, com grandes contratações e títulos da Florida Cup e do Campeonato Carioca. Porém, após ser muito contestado, pediu demissão no final de maio. Conhecido por não aceitar trabalhos no meio da temporada, topou o desafio de ajudar o Cruzeiro na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Porém, após resultados ruins, entregou o cargo e foi demitido no final de novembro, faltando três rodadas para o fim do Brasileirão. Depois, a Raposa acabou caindo para a Série B.


Em dezembro de 2019, foi anunciado como treinador do Vasco, após a saída de Vanderlei Luxemburgo para o Palmeiras. A principal dificuldade vascaína era a de marcar gols: foram apenas oito em 14 jogos disputados e atuações consideradas abaixo da média. Tudo isso ficou insustentável e culminou em mais um trabalho interrompido no início. Pesa a favor de Abel a classificação à 2ª fase da Copa Sul-Americana e a chegada até a 3ª fase da Copa do Brasil.


Após essa sequência malsucedida, será que Abelão retornará ao caminho das glórias? A conferir nos próximos capítulos.


Os números de Abel Braga nos três últimos clubes que comandou:


Flamengo -> 28 jogos (18 vitórias, 6 empates e 4 derrotas) - demitido em maio/2019

Cruzeiro -> 14 jogos (3 vitórias, 8 empates e 3 derrotas) - demitido em novembro/2019

Vasco -> 14 jogos (4 vitórias, 5 empates e 5 derrotas) - demitido em março/2020

0 visualização

© 2018 Alternativa Esportes. Orgulhosamente criado com Bruno Pinheiro. 

  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes
  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes