• Alternativa Esportes

Antes e depois de Jorge Jesus: o legado do técnico português no Flamengo

Este é um artigo opinativo. O texto abaixo é de total responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a opinião da Alternativa Esportes Web Rádio.


Por José Roberto Julianelli e Thiago Julianelli


Jorge Jesus é erguido pelos jogadores rubro-negros no último ato dele no comando do Flamengo | Foto: André Durão

A história da humanidade é dividida em duas eras: antes e depois de Cristo. É uma referência à transformação radical que a sociedade sofreu, segundo a crença dos cristãos, após a passagem de Jesus sobre a terra. Há relatos de milagres variados que mudaram completamente a vida de pessoas comuns e da sociedade daquele tempo. E nas histórias bíblicas, Ele era adorado por muitos, mas isso não impediu que saísse de cena para entrar na História. Em pouco mais de um ano, o torcedor do Flamengo experimentou momentos semelhantes àqueles vividos por homens e mulheres comuns há mais de 2 mil anos.


A era Jorge Jesus divide a história do Rubro-Negro em duas fases: uma antes da chegada dele e outra que fica aberta depois da partida. A primeira, repleta de alegrias e conquistas - e por que não dizer milagres - já está marcada para sempre nos corações e mentes dos torcedores. Uma passagem que vai deixar saudades e a sensação de que muito mais poderia ser conquistado. Entretanto, essa história não será vivida, pois o Mister não estará mais à frente do clube carioca.

Inscreva-se no canal da Alternativa Esportes no YouTube!

A partir de agora inicia-se um novo horizonte, uma nova era. Sem dúvidas, o técnico português trouxe conceitos diferentes, que poderão influenciar a dinâmica do nosso futebol daqui em diante, como por exemplo os métodos de treinamento, gestão de grupo e o fato de sempre utilizar o que tinha de melhor em todas competições, sem poupar jogadores. Se os nossos treinadores tiverem humildade suficiente para absorver o que de bom ficou, nosso futebol pode voltar ao patamar de excelência que um dia ocupou no cenário mundial, e as conquistas voltarão.

Carismático, Mister se notabilizou após mandar recado em libras | Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Além do que ele representou, são impressionantes os números conquistados pelo treinador nessa passagem, que durou pouco mais de um ano - foi anunciado no dia 1º de junho da temporada passada. Fora os cinco títulos conquistados - Libertadores após 38 anos, Brasileirão, Recopa Sul-Americana, Supercopa do Brasil e Carioca -, o técnico dirigiu o Fla em 57 jogos e pedeu apenas quatro, venceu 43 e empatou dez, com um aproveitamento de 81,3%. Uma das marcas que mais impressionam é a invencibilidade no Maracanã: em 33 jogos, foram 29 vitórias e quatro empates, sem contar os outros inúmeros recordes que foram quebrados. Após a passagem, Jesus se tornou o segundo técnico da história rubro-negra com mais títulos: são cinco, atrás apenas de Carlinhos, que possui seis taças conquistadas.

Siga a Alternativa Esportes no Instagram!

O ex-treinador do Flamengo deixa um legado importante e torna dificílima a tarefa de quem irá substituí-lo, pois manter o time motivado e jogando em alto nível de competitividade vai requerer muito trabalho, criatividade e uma boa dose de paciência dos torcedores - principalmente se os bons resultados não continuarem a curto prazo.


A despedida do português do comando rubro-negro foi um dia de tristeza para a Nação, e agora já é o começo de uma nova era, que o torcedor aguarda com certa ansiedade, mas com muita esperança. Porque quem torce pelo Fla já está acostumado a passar por vales e depressões, mas sempre se mostra otimista, aguardando um futuro sempre melhor. Hoje, o sentimento do torcedor é de tristeza, porém, de muita gratidão por tudo que o técnico realizou.

0 visualização

© 2018 Alternativa Esportes. Orgulhosamente criado com Bruno Pinheiro. 

  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes
  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes