• Alternativa Esportes

A primeira lição de Valentim

Atualizado: 5 de Abr de 2019

Por: Rômulo Diego Moreira




Caso o Vasco pretenda ter alguma perspectiva otimista para 2019, a primeira atribuição do técnico Alberto Valentim é arrumar a defesa. Em 2018, o sistema defensivo cruzmaltino foi notoriamente um ponto falho em todas as competições com um total de 91 gols sofridos no ano. Durante a Libertadores, a torcida ficou bastante incomodada com as goleadas sofridas por 4 a 0 contra as equipes do Jorge Wilstermann, Racing  e Cruzeiro. Além disso, na Copa do Brasil, a equipe levou 3 a 0 do Bahia. E na Copa Sul-Americana, tomou mais 3 gols da LDU, quando perdeu em Quito por 3 a 1. No Brasileirão, o time foi o 16º colocado não só na classificação geral mas também no quesito defesa mais vazada. Os cariocas levaram 48 gols durante a competição e só não foram piores que Chapecoense, Sport, Paraná e Vitória.


Com o começo da nova temporada, a primeira atitude do clube foi segurar a dupla de zaga Leandro Castán e Werley. O primeiro zagueiro esteve próximo do Corinthians, mas o não saiu o negócio. O segundo jogador, por sua vez, recebeu oferta do Sivasspor, mas o Vasco prontamente recusou. Depois, concretizou a contratação de um lateral com característica de defensor para fechar o extremo no lado direito do campo, o paraguaio Raúl Cáceres. Vale ratificar que um dos principais pontos ofensivos do cruzmaltino é a verticalidade pela direita com as jogadas de Yago Pikachu. Finalmente, acertou o empréstimo do lateral-esquerdo do Atlético-MG, Danilo Barcelos, cujo destaque foi notório pela Ponte Preta na última Série B. Além disso, contratou o ofensivo lateral-direito Claudio Winck que estava no Sport em 2018.


Embora ainda esteja no início da temporada, o time de Valentim ainda está 100% no Carioca. E a receita do sucesso passa por uma defesa mais segura e constante. Nas primeiras três partidas, o cruzmaltino não foi vazado em duas: passou em branco contra o Madureira e o Americano. Após as frustrações de 2018, certamente, é um início promissor.


Foto: Marcos Ribolli


0 visualização

© 2018 Alternativa Esportes. Orgulhosamente criado com Bruno Pinheiro. 

  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes
  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes