• Alternativa Esportes

A obsessão pela América

Atualizado: Mar 17

Por: Vinícius Sacramento

Fla busca defender o título este ano (FOTO: DIVULGAÇÃO / CONMEBOL)

Começou na noite desta terça-feira (3) a fase de grupos da CONMEBOL Libertadores 2020. Com ela, recomeça o sonho de ser campeão da maior competição internacional das Américas e representar o futebol sul-americano no Mundial de Clubes da FIFA deste ano - e do ano que vem também, que será o primeiro no formato de 24 clubes. Com premiação reajustada e o dólar em alta, o torneio vale mais ainda para as sete equipes brasileiras remanescentes.


A competição começou mais cedo para Internacional e Corinthians, que entraram na fase 2 em virtude da classificação no Brasileirão de 2019. Com todo respeito ao torcedor do Bando de Loucos, a palavra mais leve para definir o que o Alvinegro Paulista fez nesta edição do torneio é “vergonha”. A campanha encerrada após eliminação em casa para o Guaraní (PAR) foi ainda pior do que a de 2011, quando o Timão caiu para o colombiano Deportes Tolima (COL): naquela época, era apenas um mata-mata antes dos grupos; agora, os brasileiros passam pela fase 2 e pela fase 3 para chegarem lá. O Inter eliminou justamente o Tolima e a Universidad de Chile para entrar no Grupo E, onde a Libertadores conhecerá a magnitude do Gre-Nal.

Inscreva-se no canal Arquibancada Incendeia

O Colorado estreou com goleada: 3x0 em casa, sem tomar conhecimento da Universidad Católica (CHI), que ainda teve um jogador expulso no final. No jogo que reportei na Alternativa Esportes, o Grêmio venceu o América de Cali (COL) sem menores problemas, com um gol em cada tempo. O primeiro, inclusive, certamente seria anulado se houvesse VAR na fase de grupos: Diego Souza participou da jogada em posição de impedimento. O Athletico-PR literalmente brigou pela vitória em cima do Peñarol (URU) e foi premiado com um gol de letra de Bissoli. O único brasileiro que passou sufoco foi o Santos, que virou para cima do Defensa Y Justicia (ARG) por 2x1.


Quem levantará a Glória Eterna no Maracanã? (FOTO: DIVULGAÇÃO / CONMEBOL)

Nesta quarta (4), Palmeiras e Flamengo estreiam fora de casa: o Verdão encara o Tigre, da segunda divisão argentina, e o atual campeão começa a defesa do título à beira do Caribe, contra o Junior Barranquilla (COL). O Alviverde Imponente tenta sair do jejum de mais de 20 anos e finalmente conquistar o Mundial de Clubes, com um elenco reforçado e bastante investimento. Já os discípulos de Jorge Jesus entram como favoritos para desbancar um tabu: desde o Boca Juniors de 2000-2001, ninguém conquistou dois títulos seguidos da Libertadores. O São Paulo joga apenas na quinta-feira (5), encarando dois adversários: o Binacional e a altitude de 3.285m de Juliaca, no Peru.

Baixe nosso aplicativo para Android no Google Play

Além de América de Cali (COL) 0x2 Grêmio, a programação da Alternativa Esportes nesta primeira rodada tem Junior Barranquilla (COL) x Flamengo, às 21h30. Roberto Julianelli multiplica a emoção e divide a alegria com você, com reportagens de Jonas Stelman e comentários de Rômulo Diego Moreira.

© 2018 Alternativa Esportes. Orgulhosamente criado com Bruno Pinheiro. 

  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes
  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes