• Alternativa Esportes

80 anos de La Bombonera: saiba quais são os clubes cariocas que venceram o Boca Juniors no estádio

Por Almeno Campos

O "caldeirão" La Bombonera completa 80 anos | Foto: Divulgação

Neste dia 25 de maio, La Bombonera completa 80 anos de vida. O estádio do Boca Juniors é um dos mais famosos do mundo e também um dos mais temidos pelos adversários, por conta da pressão que existe ali, principalmente exercida pela torcida que fica bem próxima do campo de jogo.

É inegável que jogar e derrotar o time argentino na Bombonera é sempre uma tarefa difícil, mas não é impossível. Ao todo, dez brasileiros já conseguiram ganhar dos Xeneizes no estádio, entre eles, dois cariocas.

O primeiro a conseguir foi o Flamengo, num amistoso em 31 de janeiro de 1958. Aliás, o Rubro-Negro foi o pioneiro entre os brasileiros. Nessa partida, o Fla ganhou por 4x2, com dois gols de Moacyr, um de Zagallo e outro de Dida. A equipe, que também contava com Evaristo de Macedo, foi comandada pelo técnico Jaime de Almeida, que substituiu Fleitas Solich, treinador paraguaio que marcou história no clube carioca.

Flamengo comemora vitória no mítico estádio argentino | Foto: Divulgação)

Antes de ser técnico, Jaime de Almeida foi jogador do Flamengo entre 1941 e 1950. Inclusive, chegou também a acumular a função de treinador em alguns momentos. Jaime é pai do Jayme de Almeida, aquele mesmo que foi técnico do Rubro-Negro campeão da Copa do Brasil de 2013. Bem antes desta conquista, Jayme foi zagueiro do clube na década de 70.


Escalação do Flamengo na vitória contra o Boca: Fernando; Joubert, Pavão, Jadir e Jordan; Dequinha e Moacir; Joel, Henrique, Dida e Zagallo. Técnico: Jaime de Almeida.

Siga a Alternativa Esportes no Twitter!

A vitória histórica do Time de Guerreiros

Outro time do Rio a vencer na Bombonera foi o Fluminense. O triunfo aconteceu na fase de grupos da Libertadores de 2012, quando o Tricolor ganhou por 2x1 no mítico estádio. Fred abriu o placar para o Flu no primeiro tempo. Somoza empatou para o Boca na segunda etapa, mas depois, Deco fez o gol da vitória histórica do Time de Guerreiros.

Jogadores do Fluminense comemoram gol marcado na vitória sobre o Boca Juniors | Foto: Nelson Perez / Fluminense F.C.

O Tricolor Carioca e os Xeneizes se enfrentariam de novo na mesma competição, porém, pelas quartas de final. Na partida de ida, na Bombonera, o time argetino venceu por 1x0. Na volta, no Estádio Nilton Santos, o Flu abriu o placar, mas no fim, levou o empate que acabou eliminando a equipe carioca.

Escalação do Fluminense na vitória em cima do Boca: Diego Cavalieri; Bruno (Jean), Digão, Anderson e Carlinhos; Valencia, Diguinho, Thiago Neves (Rafael Sóbis) e Deco (Edinho); Wellington Nem e Fred. Técnico: Abel Braga.


37 visualizações

© 2018 Alternativa Esportes. Orgulhosamente criado com Bruno Pinheiro. 

  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes
  • Facebook - Alternativa Esportes
  • Instagram - Alternativa Esportes
  • Twitter - Alternativa Esportes
  • Youtube - Alternativa Esportes